O agricultor Ronaldo Nóbrega de Medeiros, de 70 anos, mais conhecido como "Ronaldo do Saco", faleceu na madrugada deste sábado (10), após ser picado por uma cobra jararaca no Sítio Tamarina, zona rural de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba. A picada ocorreu na tarde da sexta-feira (9), atingindo o dedão do pé da vítima.
Segundo familiares, Ronaldo foi socorrido e levado ao Complexo Hospitalar Regional de Patos, onde recebeu o soro antiofídico. Apesar do atendimento, o estado de saúde se agravou rapidamente, e ele não resistiu.
O diretor técnico do hospital, Dr. Pedro Augusto, explicou que o paciente chegou à unidade cerca de quatro horas após o acidente. Ele já apresentava sinais graves do envenenamento, como dor intensa (mialgia), palidez e sintomas urinários. Apesar do tratamento realizado com o soro antibotrópico, o quadro se agravou e, infelizmente, Ronaldo faleceu. “Mesmo sem nenhuma comorbidade, o paciente evoluiu para um quadro de choque e infelizmente foi a óbito”, informou o médico.
O diretor alertou para a importância do atendimento rápido nesses casos. “Esses pacientes precisam chegar muito mais rápido à instituição, porque o tempo entre o acidente e o início do tratamento está diretamente relacionado à eficácia do soro. Quanto mais rápido o atendimento, melhores as chances de recuperação”, destacou.
Ouça abaixo a fala do Dr. Pedro Augusto:
Ronaldo deixa a esposa e quatro filhos. O velório ocorre em sua residência, no Sítio Tamarina. O sepultamento está marcado para às 8h deste domingo (11), no Cemitério São Miguel, em Santa Luzia.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Mín. 20° Máx. 36°