
Neste domingo (11), o Brasil celebra o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, data que reconhece a importância dos profissionais responsáveis por garantir a segurança e a fluidez do tráfego nas vias de todo o país. A homenagem foi instituída pela Lei nº 14.594/2022, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União em maio de 2023.
Presidente da Associação Nacional dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT/Brasil), o agente Coelho destacou a relevância da data como um reconhecimento justo à categoria. “É um merecido reconhecimento a uma categoria essencial à preservação da vida e ao cumprimento das leis de trânsito em todas as vias do país, de forma eficiente e segura. Os agentes são os executores da política nacional de trânsito. Por isso, merecem ser valorizados”, afirmou.
Coelho também aproveitou a ocasião para alertar sobre os riscos enfrentados diariamente pelos agentes, lembrando que a atividade já é reconhecida pelo Legislativo como perigosa. “É um momento oportuno para refletirmos sobre a profissão. Infelizmente, os profissionais têm enfrentado investidas cada vez mais comuns de condutores que, insatisfeitos com abordagens ou autuações, reagem com agressividade. O agente é aquele que precisa dizer ‘não’ a quem insiste em colocar a própria vida e a dos outros em risco”, lamentou.
Apesar das dificuldades, o presidente da AGT/Brasil reforçou o compromisso da categoria: “Independentemente das circunstâncias, nós estaremos sempre lá para proteger a vida.”
Além de valorizar os profissionais, a Lei nº 14.594/2022 prevê o desenvolvimento de atividades e programas de prevenção de acidentes em alusão à data. As ações estão em sintonia com a campanha Maio Amarelo, movimento internacional que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, promovendo a conscientização e a educação para um trânsito mais seguro.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo site A Fonte
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
LUTO AISP emite nota de pesar pelo falecimento de Thalita Nóbrega, filha do jornalista Misael Nóbrega, sócio-fundador da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano Mín. 21° Máx. 35°