Sexta, 23 de Maio de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Chacara Canaa
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Banner Psique
Locais TADALAFILA

Cardiologista alerta sobre uso indevido de tadalafila como pré-treino em academias

Cardiologista Jeann Santiago adverte sobre os perigos do uso indevido da tadalafila como pré-treino e os riscos à saúde de jovens nas academias.

23/05/2025 às 09h00 Atualizada em 23/05/2025 às 12h26
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O uso indiscriminado de medicamentos tem preocupado especialistas da área da saúde, especialmente quando se trata de substâncias que afetam diretamente o sistema cardiovascular. Em vídeo recente, o médico cardiologista e intervencionista Dr. Jeann Santiago fez um alerta sobre a crescente — e perigosa — prática do uso de tadalafila, um remédio indicado para disfunção erétil, como pré-treino em academias.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com o médico, a tadalafila, conhecida popularmente como “primo do Viagra”, tem indicação específica para auxiliar homens com dificuldades de ereção. Em alguns casos, também pode ser utilizada no tratamento de uma condição chamada hipertensão pulmonar, sempre sob orientação médica. No entanto, segundo Jeann Santiago, não há nenhuma comprovação científica de que o medicamento melhore o desempenho físico ou ajude na obtenção de massa muscular.

“Não sei quem começou a propagar essa verdadeira mentira nas academias, mas a verdade é que isso não tem respaldo científico. Não existe até hoje nenhum estudo sério que comprove a eficácia da tadalafila como estimulante de performance física”, destacou.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

O cardiologista demonstrou preocupação com o número crescente de jovens que vêm utilizando o medicamento de forma recreativa e sem prescrição. Segundo ele, o uso inadequado da tadalafila pode causar efeitos colaterais importantes, como dor de cabeça intensa, queda de pressão arterial (hipotensão) e até desmaios durante os treinos.

“Por ser um vasodilatador, a tadalafila pode provocar cefaleias, pressão baixa e episódios de síncope — que é o desmaio. Imagine um jovem de 20, 24 anos desmaiando na academia por uso indevido de um medicamento que ele nem precisava tomar”, alertou.

Continua após a publicidade
Banner Psique

Outro ponto destacado por Jeann Santiago é o risco de dependência psicológica e funcional do remédio. “O uso frequente e sem necessidade pode comprometer a função sexual normal do paciente, levando-o a depender da medicação mesmo sem ter inicialmente qualquer disfunção”, explicou.

Diante do cenário, o médico reforçou a importância de informação correta, responsabilidade e acompanhamento médico antes de fazer uso de qualquer substância. Ele alerta que o uso de medicamentos para fins diferentes dos indicados pode colocar a saúde em risco e trazer consequências irreversíveis a médio e longo prazo.

Cardiologista e intervencionista Jeann Santiago - Crédito: Wânia Nóbrega/Espinharas FM
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h06 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 33°

Sáb 35°C 21°C
Dom 33°C 21°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 20°C
Qua 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras