O Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Capital-DF, nesta quarta-feira (22), no Mané Garrincha, mas ainda assim avançou às oitavas da Copa do Brasil.
Com a vitória do Alvinegro por 4 a 0 no duelo de ida, no Nilton Santos, o golaço anotado para Rodriguinho não foi suficiente para classificar o time do Distrito Federal.
Agora, o Glorioso espera um sorteio para conhecer seu próximo adversário no mata-mata. A CBF ainda não divulgou o dia e horário do evento.
Antes disso, porém, a equipe carioca vira a chave para a CONMEBOL Libertadores. O atual campeão encara a Universidad de Chile na terça-feira, às 21h30 (de Brasília), em casa, valendo a classificação.
Depois de vencer por 4 a 0 no duelo de ida, no Nilton Santos, o Botafogo chegou para o duelo com larga vantagem e começou poupando todos os seus titulares, com exceção de Alex Telles. Foi dos pés do lateral, inclusive, que saiu a melhor chance do Alvinegro no 1º tempo.
Com 14 minutos de jogo, Telles cobrou falta colocado e carimbou a trave.
Depois disso, o time carioca seguiu ditando o ritmo da partida, mas faltou criatividade para chegar com perigo ao ataque.
Apostando no contra-ataque, o Capital largou na frente com um verdadeiro golaço. Aos 30, Rodriguinho soltou uma bomba da intermediária, encobriu Raul e viu a bola morrer no fundo das redes.
Já na reta final, o Botafogo teve duas oportunidades seguidas de deixar tudo igual, mas o goleiro Reynaldo saltou para defender o chute de Mateo Ponte e ainda catou o rebote de Nathan Fernandes.
O time da casa voltou pressionando para o 2º tempo, enquanto a equipe carioca se fechou. Aos 6, Richardson chutou por cima do travessão e desperdiçou a chance do segundo.
Foi então que a partida ficou bem amarrada: o Capital esbarrou em suas limitações técnicas e não assustou ao mesmo tempo em que o Botafogo só se aproveitou da larga vantagem construída na ida.
Vencendo por 4 a 1 no agregado, o Alvinegro só pressionou mesmo nos acréscimos, mas sem alterar o placar.
Universidad de Chile (C) - 27/05, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Santos (F) - 01/06, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Ceará (C) - 04/06, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 21° Máx. 33°