
Uma moradora da comunidade rural Sítio Enjeitado, em Patos, Sertão da Paraíba, denunciou nesta quinta-feira (29) ao Patos Online as condições precárias do transporte escolar oferecido pela Prefeitura Municipal. De acordo com os relatos, o ônibus que serve à região frequentemente quebra, afetando a rotida dos alunos. A situação, segundo ela, é recorrente e tem gerado grande insatisfação entre as famílias.
“Meus filhos estudam e dependem do ônibus para chegar à escola. Quase sempre o ônibus quebra, e muitas crianças perdem aula por conta disso. Isso não é de hoje. A gente entra em contato com a Secretaria de Educação e Transporte, mas o problema nunca é resolvido”, desabafou.
Ela relatou ainda que, quando o ônibus falha, a alternativa oferecida é um carro menor, que não comporta com segurança o número de alunos da comunidade.
A moradora descreveu a situação do ônibus escolar como crítica: para-choque quebrado, sem freio de mão, pneus desgastados, motor superaquecendo e correia se soltando. “Não tem a menor condição de transportar crianças. Um dia a roda quebra, no outro o motor ferve. É um perigo”, disse.
Ela disse que a comunidade, que inclui os sítios Enjeitado, Boi do Brito e Pitombas, está organizando um abaixo-assinado para cobrar da Prefeitura um ônibus novo e exclusivo, além de melhorias na Escola do Sítio Pitombas, como a construção de mais uma sala de aula climatizada, área de recreação coberta e muro de segurança ao redor do prédio escolar.
Segundo os moradores, só nesta semana o ônibus que atende a região quebrou duas vezes.
Procurado pela reportagem, o assessor de comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Patos, José Filho, reconheceu que o ônibus que atende à região é exclusivo da comunidade, mas atribuiu os problemas às condições geográficas das estradas rurais. “São ônibus com menos de cinco anos de uso, mas o relevo acidentado e o uso intenso acabam causando desgaste”, afirmou.
“Quando há problema com o ônibus, a Secretaria envia outro veículo para garantir o transporte dos estudantes. O carro utilizado é um ‘spin’ que acomoda seis passageiros mais o motorista, totalizando sete lugares."
Ainda de acordo com o assessor, a Prefeitura estará recebendo três novos ônibus escolares na próxima semana, dois adquiridos com recursos próprios e um enviado pelo Governo Federal. “O investimento ultrapassa os R$ 900 mil. Esses novos veículos devem reforçar o transporte escolar da zona rural, melhorando significativamente o serviço”, garantiu.
Por Patos Online









Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°