
A redação do Patosonline.com foi procurada nesta segunda-feira, 2 de junho de 2025, pelo funcionário público e morador da cidade de Imaculada-PB, conhecido como “Ivan Artes”. Ele solicitou espaço para denunciar o estado de abandono do Açude Albino, principal manancial responsável pelo abastecimento do município.
Segundo relatou à nossa equipe, o açude foi construído na década de 1980, ainda durante a gestão do então governador Wilson Braga, e tem capacidade aproximada de 2 milhões de metros cúbicos (2.000.000 m³) de água. No entanto, atualmente, o reservatório opera com menos da metade de sua capacidade total.
Ivan Artes destacou que, desde sua construção até os dias atuais, pouco ou nada foi feito pelo Governo do Estado em relação à manutenção do açude. De acordo com ele, a única ação efetiva de limpeza aconteceu há cerca de seis anos, quando ele, junto com Edgar Jr. e Edimilson Soares — à época diretores da rádio Imaculada FM — organizaram, por meio da emissora, uma mobilização comunitária para realizar uma limpeza manual no balde do açude. A ação contou ainda com o apoio de amigos que disponibilizaram uma retroescavadeira para auxiliar na limpeza de parte das margens do manancial.
Nos últimos anos, o Açude Albino, mesmo sendo essencial para o abastecimento de água da cidade, encontra-se em total estado de abandono, segundo Ivan. Ele cobra das autoridades competentes providências urgentes para garantir a recuperação e conservação do reservatório.
Veja o vídeo abaixo:
Patosonline.com










Nota 1000 Escola Santa Catarina, em Imaculada, é reconhecida com prêmio Escola Nota 1000 e se destaca na educação pública
LUTO Morre no Hospital de Patos o senhor Israel Aleixo da Silva; velório ocorre em Imaculada (PB)
Protesto Moradores de Imaculada-PB protestam contra retirada de água do Açude Albino para abastecimento de Matureia
Investigação Polícia Civil cumpre três mandados judiciais referentes a uma tentativa de homicídio em Imaculada
Mandado de Prisão Polícia Civil deflagra “Operação Disciplina” e cumpre mandados de prisão por crime de tortura praticado por facção no Sertão da Paraíba
Ação parlamentar R$ 250 mil: Francisca Motta reforça saúde de Imaculada com entrega de ambulâncias Mín. 22° Máx. 38°