
Encerrando as ações conjuntas das campanhas Maio Amarelo e Maio Laranja, a cidade de Patos recebeu nesta segunda-feira, 2 de junho, no auditório da Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTrans), uma palestra fundamental para pais e responsáveis sobre a prevenção ao abuso sexual infanto juvenil. O evento, que reuniu cerca de mil participantes ao longo do mês, foi promovido pela STTrans, em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e diversas secretarias municipais.
A culminância da programação contou com a presença do agente da Polícia Federal Elielton Rocha Freire, especialista no combate a crimes cibernéticos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em sua palestra, Freire destacou que o foco principal da ação é a orientação preventiva. “Esse projeto é de extrema relevância para que pais, educadores e toda a rede de apoio possam agir antes que o crime ocorra, oferecendo proteção eficaz às crianças e adolescentes”, afirmou.
O agente alertou para o aumento expressivo desse tipo de crime no Brasil, impulsionado pelo avanço da internet e o uso de redes sociais e jogos online como ferramentas para aliciamento. “Cada vez que um conteúdo de abuso é compartilhado, a vítima é revitimizada. Os criminosos são astutos, usam engenharia social, perfis falsos e plataformas digitais para se aproximar das vítimas”, explicou.
O superintendente da STTrans, Elucinaldo Laudindo, destacou a importância da iniciativa como parte de um trabalho integrado de proteção à infância. “Essa palestra faz parte do Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI), da Prefeitura de Patos, que, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, visa garantir a segurança e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes”, disse.
Também presente no evento, a coordenadora do Serviço Social do Hospital Infantil Noaldo Leite, Juliana Figueiredo, reforçou o papel da sociedade na proteção infantojuvenil. “Precisamos ser multiplicadores dessa mensagem. A prevenção começa com a informação, e cada um de nós pode ajudar a defender nossas crianças todos os dias”, declarou.
A palestra faz parte de uma série de encontros voltados não apenas para pais, mas também para professores, adolescentes e profissionais da rede de proteção, como o Conselho Tutelar. Interessados em levar a palestra para escolas ou instituições podem solicitar via e-mails: [email protected] e [email protected]
Secom – Prefeitura de Patos
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Hospital Infantil Hospital Infantil registra aumento na assistência às crianças, com ampliação de atendimentos e cirurgias pediátricas
Hospital Regional Urgência e Emergência do Hospital Regional de Patos registra 271 atendimentos no fim de semana
SINE PB Sine-PB oferta 259 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira
ACIDENTE Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na BR-361, em Patos. Bicicleta fica parcialmente destruída
Mín. 23° Máx. 35°