Domingo, 14 de Dezembro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dra Priscylla
Policial Apuração

Promotoria de Sousa instaura inquérito para apurar suposta captação de clientes por servidor do Procon

A denúncia aponta que o servidor usava o exercício de sua função pública no Procon municipal para se aproximar de consumidores e, a partir daí, oferecer serviços jurídicos de forma indevida, o que configura possível conflito de interesses.

05/06/2025 às 11h46 Atualizada em 05/06/2025 às 17h33
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Diário do Sertão
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A promotora de Justiça Flávia Cesarino, do Ministério Público da Paraíba (MPPB), instaurou um inquérito civil nesta quarta-feira (04) para apurar uma denúncia anônima envolvendo um servidor do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Sousa, Sertão paraibano.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

De acordo com informações divulgadas pelo órgão ministerial, o servidor em questão, que atua como assessor jurídico do Departamento de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Sousa (Daesa), estaria utilizando-se de sua posição funcional para captar clientes com interesses na área da advocacia — prática vedada por ferir princípios da moralidade administrativa e da ética profissional.

A denúncia aponta que o servidor usava o exercício de sua função pública no Procon municipal para se aproximar de consumidores e, a partir daí, oferecer serviços jurídicos de forma indevida, o que configura possível conflito de interesses. A informação sobre seu vínculo com o Daesa consta no portal da transparência do Tribunal de Contas do Estado (Sagres-PB).

Diante da gravidade da situação, a promotora determinou a abertura de inquérito civil com o objetivo de reunir provas que possam embasar futuras medidas judiciais, como Ação Civil Pública ou outras providências cabíveis.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Na portaria de instauração, Flávia Cesarino requisitou ainda à Secretaria de Administração da Prefeitura de Sousa a abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apuração interna da conduta do servidor.

“Instaurar o presente inquérito civil, com o objetivo de apurar os fatos e colher provas para embasar posterior Ação Civil Pública e demais ações cabíveis, se assim for necessário, visando à solução das irregularidades porventura detectadas deste procedimento”, diz trecho do documento oficial assinado pela promotora.

O Ministério Público segue acompanhando o caso e aguarda o retorno do Poder Executivo Municipal quanto à instauração do PAD. Se confirmadas as irregularidades, o servidor poderá responder por atos de improbidade administrativa e sanções previstas em lei.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

Por Patos Online
Com informações do MPPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sousa - PB
Sobre o município Notícias de Sousa - PB
Patos, PB Atualizado às 22h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Seg 36°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 24°C
Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras