
O ex-ajudante de ordens Mauro Cid afirmou, em interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a revisar e modificar um documento que sugeria reverter o resultado das eleições de 2022. Segundo Cid, o texto previa, inclusive, a prisão de autoridades, entre elas o ministro Alexandre de Moraes.
De acordo com o depoimento, o documento propunha a anulação do pleito que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e previa a criação de uma comissão eleitoral para conduzir novas eleições. Cid relatou que Bolsonaro teria feito alterações no texto, retirando trechos que mencionavam a prisão de algumas pessoas.
“De certa forma, ele enxugou o documento, retirando autoridades das prisões, ficando somente o senhor como preso. O resto…”, disse Cid. Em tom irônico, Moraes respondeu: “O resto foi conseguindo um habeas corpus”.
Cid, durante interrogatório no STF, explicou que não havia grupos organizados que se reunissem para discutir um golpe, mas, sim, pessoas que procuravam o então presidente para sugerir essa possibilidade.
Ao ser questionado pelo ministro Alexandre de Moraes sobre quais réus eventualmente atuaram a favor de um golpe, Cid confirmou alguns nomes.
“Os grupos não eram organizados. Era cada um com sua ideia. Não existia uma organização nem reuniões. Não eram grupos organizados que iam ao presidente. Eram pessoas que levavam ideias. Tinham dos mais conservadores aos mais radicais”, afirmou.
Sobre Garnier, Cid disparou: “Classifiquei entre um dos mais radicais”. Já em relação a outros nomes, apontou pessoas que agiam de forma mais moderada, como o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira.
Logo após Cid declarar que Garnier era um dos mais radicais, os advogados dele se movimentaram em plenário. Um dos profissionais sentado na plateia foi a Demóstenes Torres, que está ao lado do ex-comandante da Marinha, e cochichou ao ouvido dele, enquanto o defensor mexia em papéis.
Fonte: Metrópoles
ELEIÇÕES 2026 Efraim Filho inaugura sede do “PL da Direita” em Patos e fala sobre articulações para 2026
TRADIÇÃO JUNINA São João de Mãe d’água prenuncia a grande programação do João Pedro
DIREITA PATOS Com presença de Efraim Filho, Arraiá da Direita acontece nesta terça-feira (23), em Patos
POLÍTICA Cicinho Lima reafirma apoio à chapa de Lucas Ribeiro e destaca parceria com prefeito Jacob Souto
POLÍTICA Senador Efraim Filho inaugura nova sede do PL em Patos nesta terça-feira
Disputa por Lula Hugo Motta critica Veneziano, fala em “calmante” para a oposição e provoca reação do senador que eleva o tom
TRADIÇÃO Francisca e Olívia Motta prestigiam festa de São João em Olho D’Água e destacam fé, tradição e fortalecimento da cultura nordestina
ELEIÇÕES 2026 Efraim Filho e George Morais recebem apoio do prefeito e grupo político de José de Caiana
POLÍTICA Lula acelera entregas e ministros intensificam agendas antes do início do defeso eleitoral Mín. 20° Máx. 35°