
A região polarizada por Patos, no Sertão paraibano, alcançou um marco importante no combate à criminalidade: 100% de elucidação de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) registradas nos meses de janeiro e fevereiro de 2025. Os dados foram divulgados pela Unidade de Estatística da Delegacia-Geral da Polícia Civil da Paraíba.
O levantamento inclui crimes como homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial. Na região de Patos, assim como em outras oito áreas do estado, todos os casos ocorridos no primeiro bimestre foram solucionados e encaminhados à Justiça.
Além de Patos e os municípios sob sua jurisdição, também atingiram a marca de 100% de elucidação as regiões de Campina Grande, Bayeux, Solânea, Sapé, Esperança, Queimadas, Sousa e Princesa Isabel — todas sedes de Delegacias Seccionais da Polícia Civil, abrangendo mais de 840 mil habitantes.
Segundo a Polícia Civil, o resultado é reflexo do trabalho integrado e estratégico desenvolvido pelas forças de segurança no estado. O delegado-geral da instituição destacou que a taxa de resolução de crimes graves tem impacto direto na redução da violência.
Estudos em segurança pública reforçam que a elucidação eficiente de delitos — principalmente os de maior gravidade — contribui para a sensação de justiça e para a dissuasão de novos crimes. A atuação firme das delegacias, como a Seccional de Patos, tem sido fundamental nesse processo.
Apesar do bom desempenho de grande parte do estado, o relatório aponta que quatro áreas ainda não superaram a marca de 50% de elucidação no período analisado: Alhandra, Catolé do Rocha, Monteiro, Picuí e Cajazeiras. Contudo, a Polícia Civil destaca que muitas dessas ocorrências já estão em fase avançada de investigação e os dados poderão ser atualizados nos relatórios do segundo e terceiro bimestres.
A expectativa é de que, com o fortalecimento das ações investigativas e o apoio da população por meio de denúncias anônimas, o número de crimes solucionados siga em crescimento em todo o território paraibano.
Por Patos Online
Com informações da Polícia Civil
Crime brutal Jornalista encontrado morto em Piancó apresentava mais de 15 perfurações e estava com as mãos amarradas
Tragédia Vaqueiro morre após cair de cavalo durante vaquejada no Litoral Sul da Paraíba
Prisão Homem é preso em flagrante após provocar incêndio em vegetação na zona rural de Itaporanga-PB
Afogamento Empresário de Campina Grande desaparece após mergulhar no Açude de Coremas, no Sertão da Paraíba; bombeiros realizam buscas
Evento geek Imagineland 2025 começa neste sábado (25) com atrações internacionais em Campina Grande
Violência Jornalista é encontrado morto com sinais de violência na zona rural de Piancó-PB
Atropelamento Cadela morre atropelada por viatura da Polícia Militar em João Pessoa
Investigação Polícia Civil ouve esposa de homem encontrado morto dentro de padaria em Itaporanga
Rodovia liberada PRF libera tráfego na Serra de Santa Luzia após operação segura de transbordo de combustível de caminhão-tanque tombado na BR-230 Mín. 21° Máx. 35°