
A bebê oriunda da cidade de Sousa, no Sertão paraibano, que está internada na UTI Pediátrica do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, vítima de agressões, completa 4 meses de vida nesta quarta-feira, 11 de junho, em meio a um quadro de saúde considerado gravíssimo. A atualização foi repassada pela médica pediatra Drª Noadja Cardoso, que acompanha a criança desde sua entrada na unidade hospitalar.
De acordo com a profissional, a bebê sofreu um traumatismo cranioencefálico (TCE) de elevada gravidade e permanece sedada, em ventilação mecânica, sem apresentar resposta a estímulos neurológicos. “Está hemodinamicamente estável em relação à pressão arterial, mas em temperatura corporal abaixo do ideal, sendo mantida com manta térmica para garantir estabilidade. O edema cerebral ainda é grave, e só com o passar dos dias poderemos avaliar sua evolução”, explicou a médica.
A bebê foi transferida do Hospital Regional de Sousa para Campina Grande na noite da última segunda-feira (9), através do transporte aeromédico do Estado. Segundo a equipe médica, a paciente precisou ser reanimada durante o atendimento inicial e chegou à unidade em estado geral extremamente delicado.
A Polícia Civil investiga a hipótese de que a agressão tenha sido cometida pelos próprios pais da criança. Segundo informações repassadas pelo delegado plantonista Dr. Vicente Honório, a mãe relatou que a filha teria caído no chão durante uma discussão com o companheiro. Ela foi ouvida e liberada em seguida. O pai, por sua vez, está foragido desde o ocorrido.
A Delegacia da Mulher de Sousa está à frente das investigações e trabalha para esclarecer as circunstâncias da violência. Até o momento, a Polícia não confirmou se houve de fato agressão deliberada, mas as evidências levantadas pela equipe médica e policial levantam forte suspeita.
O caso gerou comoção na cidade de Sousa e repercute em todo o estado, diante da brutalidade e da vulnerabilidade da vítima, uma criança que hoje completa 4 meses de vida lutando pela sobrevivência.
O hospital segue monitorando o quadro clínico da bebê, que continua inspirando cuidados intensivos.
Por Patos Online
AFOGAMENTO EM SOUSA Dois homens da mesma família morrem afogados após mergulho no Rio Piranhas, em Sousa
ACIDENTE FATAL Idoso de 74 anos morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por jovem sem CNH em Sousa
OPERAÇÃO LASTRO PF deflagra operação e cumpre mandados em Sousa para investigar financiamento irregular de campanha
CASO EM SOUSA Adolescente suspeito de matar padrasto em Sousa se apresenta à polícia e é liberado
LEGÍTIMA DEFESA Adolescente teria agido em legítima defesa da mãe ao esfaquear padrasto em Sousa, aponta Polícia Civil
Cidadão Sousense Dr. Jeann Carlos Santiago recebe Título de Cidadão Sousense em sessão solene
EDUCAÇÃO Parceria entre Prefeitura de Patos e Associação Bem Comum leva 25 gestores escolares de Patos para imersão em Sousa
OCORRÊNCIA Bebê de 1 ano é hospitalizado após ingerir substância semelhante à maconha em Sousa
MUDANÇAS CLIMÁTICAS Patos participa do 5º Painel Paraibano de Mudanças Climáticas em Sousa Mín. 23° Máx. 36°