
A edição 2025 do São João de Patos, que acontece entre os dias 19 e 23 de junho, no Terreiro do Forró, está em reta final de preparação, mas a ausência de bandas do chamado “Forró das Antigas” foi um dos principais questionamentos por parte do público desde o lançamento da programação em março. Em entrevista ao Patos Online, nesta sexta-feira (13), o representante da empresa Coollab Creative — responsável pela produção do evento — Wescley Barbosa, explicou os motivos que impediram a contratação de grupos tradicionais, a exemplo de Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Magníficos, Limão com Mel, Calcinha Preta, Flávio José, entre outros.
Segundo Wescley, a ausência dessas atrações não se deu por falta de interesse, mas sim por dificuldades logísticas e indisponibilidade de agenda dos artistas no período do evento. “Muitas pessoas chegam pra gente e dizem: ‘Por que não tem o Forró das Antigas?’. Não é questão de não ter ou não querer. O São João de Patos acontece de 19 a 23 de junho, e se você pegar a quantidade de cidades que estão fazendo festas nesse mesmo período, é gigante. Os artistas priorizam locais onde conseguem fazer mais shows, como a Bahia, onde há eventos de manhã, tarde e noite. Isso dificulta muito a nossa logística”, justificou.
Wescley revelou que tentou contratar nomes icônicos do forró tradicional, mas esbarrou na falta de datas disponíveis. “Mantive contato com Flávio José, por exemplo, não para Patos, mas para outra cidade que atendo. Ele não tinha agenda entre os dias 21 e 24. É compreensível, o artista precisa trabalhar. Também ligamos para Mastruz, Cavalo de Pau, Magníficos, Limão com Mel e Calcinha Preta, mas nenhum deles conseguiu atender nesse intervalo.”
A concorrência acirrada pelas datas dentro do calendário junino foi apontada como o maior desafio. “Se fosse fora do São João, poderíamos trazer até Roberto Carlos, porque a agenda estaria tranquila. Mas nesse período é coisa gritante. Tem artista fazendo 60 shows em 30 dias.”
Apesar das críticas de parte do público, Wescley reforçou que a grade busca atender diferentes públicos e oferecer o que há de melhor disponível. “Não conseguimos o Wesley Safadão no ano passado, nem o Xand neste ano. Mas temos Henrique e Juliano, um dos shows mais esperados e caros da programação. É uma oportunidade única para muita gente que não teria condições de pagar ingresso para vê-los. Nosso desafio é misturar públicos e oferecer uma festa eclética. Não dá pra dizer que não trouxemos porque não quisemos — é questão de agenda.”
Além da programação musical, o São João de Patos 2025 contará com um Terreiro do Forró ampliado, resultado de investimentos em infraestrutura feitos por meio da parceria público-privada entre a Prefeitura de Patos e a Coollab Creative. Segundo a organização, o objetivo é acomodar melhor o público e proporcionar mais conforto e segurança.
Para Wescley, o conceito de São João também está passando por transformações. “Hoje, os festejos juninos não são mais só sobre o São João tradicional. A gente denomina São João, mas na verdade passou a ser festejo. Temos que acompanhar as mudanças. Em Barretos, por exemplo, artistas como João Gomes, Anitta e Safadão também cantam, mesmo sendo eventos de peão. A festa vai se tornando cada vez mais eclética, e é isso que o público tem buscado.”
A organização afirma que, mesmo com os desafios, a grade de atrações do São João de Patos 2025 contempla grandes nomes da música nacional e está à altura da tradição da festa. “Aquilo que tem de melhor está na nossa programação. A gente trabalha muito pra entregar o melhor evento possível dentro das possibilidades que temos”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram
19/06 (Quinta-feira)
Nattan, Jorge & Mateus, Luan Estilizado, Isabela Fernandes, Cicinho Lima
20/06 (Sexta-feira)
Henry Freitas, Wesley Safadão, Ramon & Randinho, Hanny Mendonça, Rafael Dono
21/06 (Sábado)
Henrique & Juliano, Jonas Esticado, Raynel Guedes, Hênio Barão, Sanara
22/06 (Domingo)
Natanzinho Lima, Zezo Potiguar, Pablo, Mariah Sanfoneira, Gustavinho Sanfoneiro
23/06 (Segunda-feira)
Bruno & Marrone, Raí Saia Rodada, Bizay, Hudsow, Markito
ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA:
Por Felipe Vilar - Patos Online
Ataque de cães Morador relata preocupação com ataques de cães na Rua Manoel Reinaldo, no bairro Jatobá
Sol Folia Nabor avalia Sol Folia 2026 como sucesso e destaca alegria, segurança e geração de renda em Patos
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Oportunidades Senac abre inscrições para cursos profissionalizantes com 50% de desconto em Patos
Galeria estourada Moradores da Vila Cavalcante, em Patos, reclamam de galeria estourada que tem retornado para as residências
Judiciário Em defesa da Advocacia de Patos e Região: Presidente da OAB critica centralização judicial,rotatividade de magistrados e abandono da Comarca de Teixeira
Sol Folia Raí e Michele Andrade falam da alegria em participar da 1ª edição do Sol Folia, em Patos
Campanha solidária Jovem natural de Patos inicia campanha para custear reabilitação e próteses após perder as duas pernas em acidente de trânsito
Reencontro Homem procura amiga de infância em Patos e pede ajuda da população para reencontro Mín. 22° Máx. 33°