
A Câmara dos Deputados aprovou, com 346 votos favoráveis, o regime de urgência para o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 314/2025, que suspende os efeitos de um decreto do governo federal que reduziu o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A medida agora poderá ser votada diretamente no plenário, sem a necessidade de passar por comissões, o que acelera sua tramitação.
O PDL é de autoria do deputado Zucco (PL-RS) e contou com apoio expressivo de parlamentares de diferentes espectros ideológicos. A votação foi considerada um sinal de insatisfação do Congresso com a política tributária do Executivo.
O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), classificou o resultado como um reflexo direto da insatisfação popular com o aumento da carga tributária.
— 346 votos. Um recado claro da sociedade — a Câmara foi apenas o veículo que ecoou essa demanda: o país não aguenta mais aumento de imposto — afirmou Motta.
O parlamentar paraibano também defendeu equilíbrio fiscal com responsabilidade, ressaltando que o desafio de ajustar as contas públicas deve ser enfrentado com coragem, sem penalizar ainda mais a população.
— Toda essa discussão sobre as contas não é sobre quem mora na cobertura ou no andar de baixo. É sobre todos nós que moramos no mesmo prédio. Não é hora de medir forças. É hora de somar coragem para ajustar as contas e fazer o Brasil crescer de forma sustentável — concluiu.
Com a urgência aprovada, o PDL 314/25 poderá ser apreciado diretamente em plenário nos próximos dias.
Patosonline.com
Texto produzido com informações do portal da Câmara dos Deputados
Novembro Azul Francisca Motta conclama homens paraibanos a cuidarem da saúde no Novembro Azul
Isenção do IR Senado aprova e ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil deverá valer já em 2026
Agradecimento Prefeita de Malta, Ana Peixoto, e líder político Nael Rosa recebem agradecimentos do Judiciário por apoio ao TRE em reunião com o desembargador Oswaldo Trigueiro
Eleições 2026 Pesquisa aponta Segundo Domiciano entre os 36 nomes eleitos para vaga de deputado estadual na Paraíba
Lei Aldir Blanc Pioneirismo: Cacimba de Areia é o primeiro município da Região das Espinharas credenciado a receber a Pnab 2025
Eleições 2026 Pollyanna Werton afirma que disputará vaga na Câmara Federal em 2026
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro Mín. 22° Máx. 38°