
O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), leu nesta terça-feira (17) o requerimento que cria uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A leitura do pedido em sessão do Congresso Nacional é o primeiro passo para a instalação da CPMI. A próxima etapa é a indicação dos líderes partidários para compor o colegiado. O governo articula para ter os principais cargos da comissão: a relatoria e a presidência.
Uma das indicações cogitadas pelo governo para presidir a CPMI é o senador Omar Aziz (PSD-BA). A relatoria deve ficar com um deputado. Por ser mista, a comissão é composta por deputados e senadores.
A CPMI foi patrocinada pela oposição. As assinaturas foram articuladas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).
A comissão mira investigar os descontos ilegais na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas. O esquema foi revelado em 23 de abril após a Operação Sem Desconto da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU).
O rombo estimado é de mais de R$ 6 bilhões. Conforme as investigações, entidades de classe, como associações e sindicatos, realizavam os descontos sem autorização. A investigação trouxe indícios de que a fraude começou no governo Bolsonaro, mas os descontos nos benefícios do INSS atingiram cifras bilionárias em 2023, já no primeiro ano do governo Lula.
Pelo requerimento, a CPMI será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares e igual número de suplentes. O prazo de funcionamento será de 180 dias (seis meses), com despesas de funcionamento estimadas em R$ 200 mil.
A expectativa inicial da oposição era que a leitura do pedido de criação da CPI ocorresse em sessão no dia 27 de maio, mas Alcolumbre decidiu adiar a sessão conjunta para esta terça. A decisão deu tempo ao governo para articular.
Na Câmara, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) também tentou criar uma CPI sobre o mesmo tema, mas não avançou.
Fonte: CNN Brasil
Evento geek Imagineland 2025 começa neste sábado (25) com atrações internacionais em Campina Grande
Violência Jornalista é encontrado morto com sinais de violência na zona rural de Piancó-PB
Atropelamento Cadela morre atropelada por viatura da Polícia Militar em João Pessoa
Investigação Polícia Civil ouve esposa de homem encontrado morto dentro de padaria em Itaporanga
Rodovia liberada PRF libera tráfego na Serra de Santa Luzia após operação segura de transbordo de combustível de caminhão-tanque tombado na BR-230
Incêndio Incêndio atinge residência no bairro dos Estados, em Patos, e família inicia campanha solidária; veja como ajudar
RESPOSTA RÁPIDA Polícia Militar prende suspeitos e recupera objetos roubados após assalto em Malta
Em flagrante Polícia Civil prende homem acusado de invadir residência, furtar bicicleta e tentar roubar carro em Princesa Isabel
Fraude bancária Polícia Federal deflagra Operação Chameleon e desarticula golpe contra a Caixa Econômica Federal na Paraíba Mín. 21° Máx. 35°