Domingo, 03 de Agosto de 2025
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner Dr Luiz Severo
Banner Psique
Policial FRAUDE NO INSS

Alcolumbre lê pedido e cria CPMI para investigar fraudes no INSS

Requerimento foi patrocinado pela oposição; governo articula indicações para compor colegiado

18/06/2025 às 05h00 Atualizada em 18/06/2025 às 11h55
Por: Felipe Vilar Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), leu nesta terça-feira (17) o requerimento que cria uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A leitura do pedido em sessão do Congresso Nacional é o primeiro passo para a instalação da CPMI. A próxima etapa é a indicação dos líderes partidários para compor o colegiado. O governo articula para ter os principais cargos da comissão: a relatoria e a presidência.

Uma das indicações cogitadas pelo governo para presidir a CPMI é o senador Omar Aziz (PSD-BA). A relatoria deve ficar com um deputado. Por ser mista, a comissão é composta por deputados e senadores.

A CPMI foi patrocinada pela oposição. As assinaturas foram articuladas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A comissão mira investigar os descontos ilegais na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas. O esquema foi revelado em 23 de abril após a Operação Sem Desconto da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU).

O rombo estimado é de mais de R$ 6 bilhões. Conforme as investigações, entidades de classe, como associações e sindicatos, realizavam os descontos sem autorização. A investigação trouxe indícios de que a fraude começou no governo Bolsonaro, mas os descontos nos benefícios do INSS atingiram cifras bilionárias em 2023, já no primeiro ano do governo Lula.

Pelo requerimento, a CPMI será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares e igual número de suplentes. O prazo de funcionamento será de 180 dias (seis meses), com despesas de funcionamento estimadas em R$ 200 mil.

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

A expectativa inicial da oposição era que a leitura do pedido de criação da CPI ocorresse em sessão no dia 27 de maio, mas Alcolumbre decidiu adiar a sessão conjunta para esta terça. A decisão deu tempo ao governo para articular.

Na Câmara, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) também tentou criar uma CPI sobre o mesmo tema, mas não avançou.

Fonte: CNN Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Seg 31°C 22°C
Ter 32°C 21°C
Qua 34°C 20°C
Qui 34°C 22°C
Sex 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras