
A mais recente sondagem de opinião pública do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (24), revela um cenário desfavorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual disputa pela reeleição em 2026. Segundo os dados, Lula seria derrotado em um segundo turno pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No único cenário em que Lula venceria, o adversário seria o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente. Nesse confronto, o petista aparece com 41,6% das intenções de voto, contra 39,1% do parlamentar.
Embora Jair Bolsonaro esteja atualmente inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em reunião com embaixadores antes das eleições de 2022, seu nome ainda figura com força entre os eleitores.
No cenário espontâneo, Lula e Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados: 19,5% escolheriam Bolsonaro, enquanto 18,8% votariam no atual presidente.
Na simulação estimulada de primeiro turno, Bolsonaro lidera com 37,2% das intenções de voto, seguido por Lula, com 32,8%.
Em possíveis disputas de segundo turno, os números mostram:
Jair Bolsonaro: 46,5% x Lula: 37,8%
Michelle Bolsonaro: 44,4% x Lula: 39,5%
Tarcísio de Freitas: 43,6% x Lula: 38,5%
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho de 2025, com 2.020 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.
Patosonline.com
Com informações do Metrópoles
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas Mín. 23° Máx. 37°