
Na manhã desta segunda-feira (30), uma ação conjunta mobilizou autoridades em Patos, no Sertão paraibano, para apurar uma grave denúncia de maus-tratos a animais. A operação teve como foco principal o resgate de cães em situação de negligência e a descoberta de aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro.
A iniciativa foi coordenada pela equipe da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal do Município, com o apoio do vereador Rafael Policial, que tem se destacado por sua atuação firme na defesa dos direitos dos animais. A operação contou também com o suporte da Polícia Ambiental e de profissionais da área veterinária.
Durante a fiscalização no local denunciado, foram encontradas diversas irregularidades, como más condições de higiene, confinamento inadequado de cães e a presença de aves silvestres mantidas sem autorização legal. Algumas dessas aves estão, inclusive, ameaçadas de extinção. Todos os animais foram resgatados, passaram por avaliação veterinária e foram encaminhados para os cuidados adequados. As aves foram entregues à Polícia Ambiental, que ficará responsável pelo destino legal das espécies.
— “A proteção aos animais é um dever de todos nós. Recebemos a denúncia, investigamos com responsabilidade e tomamos todas as providências legais. É inadmissível que ainda existam pessoas que tratem seres vivos com tamanha negligência e crueldade”, declarou a Secretaria.
A Causa Animal de Patos destacou ainda a importância das denúncias anônimas feitas pela população, que têm sido fundamentais para combater práticas ilegais e garantir o bem-estar dos animais. A entidade reforça que continuará atuando para fiscalizar e proteger a fauna local, incentivando a participação ativa da sociedade nessa missão.
Os envolvidos poderão responder com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que prevê pena de detenção e multa para quem pratica atos de abuso ou crueldade contra animais.
Por Patos Online
Com informações da Causa Animal de Patos
TRÁFICO DE DROGAS Polícia Civil apreende drogas avaliadas em R$ 1 milhão e prende três suspeitos na BR-230, entre Campina Grande e João Pessoa
AFOGAMENTO Dois jovens desaparecem em rio no Sertão da Paraíba; corpo de um deles é localizado pelos bombeiros
INVESTIGAÇÃO Jovem de 29 anos é encontrado morto em motel na cidade de Patos; Polícia Civil investiga
ASSALTO Motocicleta é tomada de assalto na noite desta quarta-feira (22) no bairro Monte Castelo, em Patos
OPERAÇÃO AXOLOTE Operação contra organização criminosa ligada ao tráfico cumpre 19 mandados e prende seis suspeitos em Patos
PROMOÇÃO Comandante do 3º BPM de Patos, TC Esaú Lucena é promovido ao posto de coronel pela Polícia Militar da Paraíba
BALANÇO FINAL PRF encerra Operação Tiradentes 2026 sem registro de mortes nas rodovias federais no Sertão da Paraíba
TRAGÉDIA Idoso de 83 anos morre no Hospital de Patos, e número de vítimas fatais de acidente na PB-306, em Matureia, sobe para quatro
DECISÃO JUDICIAL Justiça nega pedido de liberdade a influenciador investigado e mantém prisão preventiva Mín. 22° Máx. 34°