Quarta, 02 de Julho de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Banner Psique
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Policial Inquérito

Polícia Civil conclui inquérito de acidente com ônibus escolar em Pilões e aponta negligência: peça de R$ 25 causou falha nos freios

O acidente vitimou fatalmente os adolescentes Fátima Antonela, de 16 anos, e Gustavo Batista Belo da Silva, de 13 anos, e deixou outras 29 pessoas feridas, entre elas vários estudantes.

01/07/2025 às 22h27 Atualizada em 02/07/2025 às 06h46
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Polícia Civil da Paraíba concluiu nesta terça-feira (1º) o inquérito que investigou o trágico acidente com um ônibus escolar da Prefeitura de Pilões, ocorrido em 1º de abril de 2025, na Ladeira do Espinho, rodovia PB-077. O acidente vitimou fatalmente os adolescentes Fátima Antonela, de 16 anos, e Gustavo Batista Belo da Silva, de 13 anos, e deixou outras 29 pessoas feridas, entre elas vários estudantes.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
Gustavo e Antonela - Foto: Reprodução

 

De acordo com o delegado Walter Brandão, responsável pelas investigações, o acidente foi provocado por uma falha no sistema de freios do veículo. A perícia técnica constatou que o defeito teve origem em uma mangueira de ar comprimido, instalada no pneu dianteiro esquerdo, que apresentava vazamento. A peça custava apenas R$ 25.

“O vazamento comprometia a eficácia do sistema de freio. Além disso, o ônibus não estava vistoriado pelo órgão competente de trânsito. Como se não bastasse, a prefeitura não disponibilizou nenhum servidor para fiscalizar a execução do serviço. Foi um somatório de negligência e omissão”, disse o delegado em entrevista ao programa Hora H, transmitido pela Rede Mais Rádios.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Irregularidades técnicas

Além da falha na mangueira, o laudo pericial revelou outras graves irregularidades no veículo:

  • Ausência de cintos de segurança nas poltronas dos passageiros;
  • Falta do disco do tacógrafo, o que impossibilita o controle da velocidade;
  • Inexistência de vistoria técnica obrigatória.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Indiciamentos

Diante do conjunto de falhas e omissões, a Polícia Civil indiciou três pessoas por duplo homicídio culposo no trânsito e lesão corporal culposa:

  • Adriano da Silva, proprietário da empresa responsável pelo ônibus;
  • Fabiano Cassimiro, secretário municipal de Educação de Pilões;
  • Francisco José Fernandes de Souza, diretor de transportes do município.

A pena para homicídio culposo no trânsito pode chegar a 4 anos de prisão, enquanto a de lesão corporal culposa pode atingir 2 anos.

A parte da investigação que envolve a prefeita Soraya Ferreira da Cunha foi desmembrada e encaminhada ao Tribunal de Justiça da Paraíba, devido ao foro privilegiado da gestora.

Relembre a tragédia

O acidente ocorreu na manhã do dia 1º de abril de 2025, quando um ônibus escolar transportando estudantes da zona rural de Pilões tombou na Ladeira do Espinho. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de dois adolescentes no local. Outros 29 alunos ficaram feridos, sendo que sete foram transferidos em estado grave para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa — quatro deles com traumatismo craniano.

Na época, a Prefeitura de Pilões divulgou nota lamentando o ocorrido. “É com profundo pesar que o município de Pilões lamenta o trágico acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (01), na PB-077, envolvendo um ônibus escolar do município”, dizia o comunicado oficial.

Com a conclusão do inquérito, o caso agora segue para o Ministério Público e o Poder Judiciário, que deverão analisar a denúncia e decidir sobre o eventual oferecimento de ação penal contra os indiciados.

Por Patos Online
Com informações do MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 07h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 32°

Qui 34°C 18°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 33°C 18°C
Dom 32°C 20°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras