Sexta, 04 de Julho de 2025
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Psique
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Gerais Onda de frio

Paraíba entra no inverno com expectativa de noites mais frias e chuva concentrada no Litoral e Brejo

A estação mais fria do ano seguirá até 22 de setembro, às 15h19, trazendo mudanças perceptíveis até mesmo para a Paraíba, tradicionalmente lembrada pelo clima quente.

03/07/2025 às 23h00 Atualizada em 04/07/2025 às 01h09
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Pico do Jabre, em Matureia, o ponto mais alto da Paraíba (Foto: Reprodução)
Pico do Jabre, em Matureia, o ponto mais alto da Paraíba (Foto: Reprodução)

O inverno começou oficialmente no Hemisfério Sul às 23h42 do dia 20 de junho de 2025, quando o Sol atingiu o ponto máximo ao norte da linha do Equador (solstício de inverno). A estação mais fria do ano seguirá até 22 de setembro, às 15h19, trazendo mudanças perceptíveis até mesmo para a Paraíba, tradicionalmente lembrada pelo clima quente.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com relatório da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), alguns municípios do Cariri e Curimataú podem registrar mínimas de 15 °C em madrugadas de ar seco, principalmente em áreas de maior altitude. Já no Brejo, termômetros tendem a oscilar entre 17 °C e 24 °C. Para as regiões Litoral e Agreste, as noites devem ficar entre 17 °C e 20 °C, enquanto Sertão e Alto Sertão raramente baixam de 20 °C, mas ainda assim sentem um alívio térmico na comparação com outras épocas do ano.

Região Máxima média Mínima média
Litoral 28 °C 20 °C
Brejo 24 °C 17 °C
Agreste 25 °C 17 °C
Cariri/Curimataú 28 °C 15 °C
Sertão 31 °C 20 °C
Alto Sertão 31 °C 20 °C

Chuva: muito pouca no Sertão, 40 % do total anual no Agreste

A AESA destaca que Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão costumam apresentar os menores acumulados pluviométricos do ano durante o inverno. Em contraste, Agreste, Brejo e todo o Litoral podem concentrar até 40 % das chuvas anuais nesse período, graças aos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL) — sistemas de nuvens formadas no Atlântico que avançam em direção ao Nordeste.

Recomendações para a população

  • Roupas mais quentes: mesmo quem mora em cidades historicamente quentes deve separar agasalhos para as madrugadas frias.
  • Cuidados com a saúde: o tempo mais seco favorece alergias e doenças respiratórias; manter-se hidratado é fundamental.
  • Atenção no trânsito: as chuvas intermitentes do Litoral podem reduzir a visibilidade nas estradas, exigindo prudência de motoristas.
  • Uso consciente de água: apesar de chuvas nas faixas leste, a maior parte do interior segue com reservas hídricas críticas; economia continua essencial.

Em todo o território nacional, o inverno deste ano vai de 20 de junho a 22 de setembro. Embora seja sinônimo de neve na região Sul e de termômetros próximos de 0 °C em áreas de serra, no Nordeste ele se caracteriza principalmente por temperaturas amenas e variações marcantes entre dia e noite.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Por Patos Online
Com ClickPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h04 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 34°

Sáb 34°C 18°C
Dom 32°C 19°C
Seg 31°C 22°C
Ter 32°C 20°C
Qua 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras