
Durante entrevista concedida à TV Diário do Sertão, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), saiu em defesa do filho, o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), diante das críticas que ele tem sofrido nas redes sociais por pautar a votação do projeto que derrubou o decreto presidencial que previa o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Nabor rebateu as críticas e afirmou que Hugo tem atuado com “responsabilidade e bom senso” na condução da Câmara. Segundo ele, a presidência da Casa exige equilíbrio e coragem para pautar temas sensíveis, mesmo diante de pressões políticas.
“Ninguém vai conseguir agradar todo mundo. Todas as pautas vão agradar uma parte e desagradar outras. A condução que Hugo tem feito é que demonstra sua responsabilidade. As pautas surgem de acordo com as decisões dos líderes, e quem está na presidência da Casa tem que ter coragem e responsabilidade para que sejam votadas”, afirmou o prefeito.
O embate político em torno do decreto presidencial que eleva a alíquota do IOF gerou forte repercussão em Brasília. Parlamentares da base do governo elogiaram a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão do Congresso. Por outro lado, membros da oposição afirmam que a medida representa um conflito direto entre o Executivo e o Legislativo.
Ao comentar a atuação do filho, Nabor destacou que Hugo tem evitado posturas extremistas e buscado o diálogo como estratégia de governabilidade.
“Se pega num cargo daquele um extremista de um lado ou de outro, termina gerando a ingovernabilidade e um caos no país. Você precisa ter o bom senso e a responsabilidade de conduzir a Casa da melhor maneira possível, e Hugo tem procurado fazer isso”, disse.
Além de defender a postura do deputado, Nabor também se posicionou contra o aumento da carga tributária, especialmente no atual momento econômico.
“Não é hora da gente estar cobrando impostos. É hora de garantir a governabilidade, mas não se pode jogar toda carga de responsabilidade para o empresário ou para o pequeno e médio que produz. A gente precisa encontrar uma saída para o país que não gere mais uma carga tributária num país que já tem uma carga muito grande”, concluiu.
A discussão em torno do IOF segue no centro do debate político nacional e tem colocado em xeque o equilíbrio entre os Poderes e os caminhos da política econômica adotada pelo governo federal.
Por Patos Online
Com informações do Diário do Sertão
POLÊMICA Michelle fala em “punhalada” e expõe atrito com Flávio Bolsonaro
MEI Hugo Motta afirma que governo vai encaminhar proposta que aumenta limite do faturamento do MEI até esta 4ª
ELEIÇÕES 2026 Efraim Filho inaugura sede do “PL da Direita” em Patos e fala sobre articulações para 2026
TRADIÇÃO JUNINA São João de Mãe d’água prenuncia a grande programação do João Pedro
DIREITA PATOS Com presença de Efraim Filho, Arraiá da Direita acontece nesta terça-feira (23), em Patos
POLÍTICA Cicinho Lima reafirma apoio à chapa de Lucas Ribeiro e destaca parceria com prefeito Jacob Souto
POLÍTICA Senador Efraim Filho inaugura nova sede do PL em Patos nesta terça-feira
Disputa por Lula Hugo Motta critica Veneziano, fala em “calmante” para a oposição e provoca reação do senador que eleva o tom
TRADIÇÃO Francisca e Olívia Motta prestigiam festa de São João em Olho D’Água e destacam fé, tradição e fortalecimento da cultura nordestina Mín. 19° Máx. 32°