
A cidade de Santa Terezinha situada na Região Metropolitana de Patos – PB tornou-se a capital paraibana da Cantoria de Viola, nos dias 1, 2 e 3 de Julho. Foi realizado o Congresso de Violeiros Odilon Nunes de Sá (CVONS), grandes poetas repentistas se apresentaram na Praça de Eventos.
A Abertura ocorreu nessa terça-feira, 1 de julho, com as apresentações duplas: Veridiano Feitosa e Alencar Henrique; Damião Santana e Chico de Assis; Wellington Ferreira e Arimarques Bezerra; Edmilson Nunes e João Moacir; Cosme Amorim e João Amaro; Zé Feitosa e Reroldo Gomes; Chico Sobrinho e Novinho Vieira. A apresentação foi da jornalista Chalana Farias. A dupla vencedora foi: Veridiano Feitosa e Alencar Henrique.
Na quarta-feira, a locução do evento foi de Felisardo Moura. Apresentaram-se as duplas: Biu Dionísio e Acrísio de França; Ismael Pereira e Jonas Bezerra; Rogério Menezes e Helânio Moreira; Zé Viola e Zé Cardoso; Felipe Pereira e André Santos; Horácio Neto e Jorge Macedo; Jairo Silva e Jeferson Silva; Evaldo Severino e Evaldo Filho. Os vencedores da noite foram: Jairo Silva e Jeferson Silva. No mesmo dia feita uma homenagem ao poeta Moacir Laurentino. A sua filha, Vanuzia Hélia esteve presente, agradeceu a homenagem e falou da amizade do seu pai com Odilon Nunes de Sá. A empresária Marleide Rodrigues representou o seu pai, o saudoso poeta Ubaldo Rodrigues, que também foi homenageado no congresso de violeiros. Também teve a apresentação dos cancioneiros, Nelson Eduardo e Bonedes Eduardo.
O encerramento foi na quinta-feira, com a apresentação de Iponax Vila Nova. Apresentaram-se as duplas: João Lídio e Antônio Lisboa; Diomedes Mariano e Zé Carlos do Pajeú; Edivaldo Zuzu e Daniel Olímpio; Genaldo Pereira e Paulo Pereira; Ivanildo Vila Nova e Severino Feitosa; André Rodrigues e Anderson Rodrigues; Afonso Pequeno e Erivaldo Ferreira; Raimundo Caetano e Raulino Silva. Os vencedores foram: Raimundo Caetano e Raulino Silva. Ocorreu ainda o show de Charles Gomes.
Paulo Pereira, membro da coordenação do evento avaliou o congresso de violeiros com nota mil. Agradeceu a Deus, agradeceu ao poder público pelo apoio a cultura do repente, de acordo com o poeta superou todas as expectativas.
Ivanildo Vila Nova, um dos grandes nomes da cantoria de viola, disse que é um prazer voltar à terra do saudoso Odilon Nunes de Sá, amigo e companheiro de viola. Ele destacou o evento e falou que o público da cantoria de viola é fiel e diferenciado.
O cantor Zé Viola destacou o município de Santa Terezinha, Terra de Odilon Nunes de Sá, terra de poesia, terra de cultura e terra de um povo bom. Ele comunicou que estar na Princesinha das Espinharas é uma satisfação, um enriquecimento para inspiração para a sua alma. Parabenizou a gestão municipal pelo apoio a cultura. Ele citou que é importante o apoio do poder público e que os gestores valorizem a poesia, valorizem a cultura do povo.
O prefeito Arimatéia Camboim relatou que quer tornar o município o berço da cultura, tornar Santa Terezinha a terra da cultura. Ele falou que ama a poesia. Comunicou que a poesia ajuda a formar bons cidadãos, é algo sublime e divino. Citou que teve o privilégio de ser filho de um cantador, onde teve o carinho, o amor e a poesia. Lembrou que a família se reunia para ouvir as poesias do seu pai Odilon Nunes de Sá. Citou que a poesia está na Bíblia como vários salmos, como o Livro de Jó e comunicou que Deus é apaixonado pela poesia. Agradeceu a presença de todos se parabenizou as apresentações dos poetas cantadores.
O Congresso de Violeiros fez parte da programação do Tradicional São João de Santa Terezinha, promovido pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Governo da Paraíba.
Por Assessoria










Vacinação Santa Terezinha realiza Dia D de Vacinação com foco em gestantes e adolescentes
Pavimentação Santa Terezinha (PB): vereador Dr. Moizés Segundo celebra início do calçamento da Rua Benedito Eduardo e agradece à gestão
Celebração Paróquia Santa Terezinha celebra 39 anos de sacerdócio do Pe. Luciano Dias
Atuação parlamentar Vereador Dr. Moizés Segundo apresenta projeto que cria Medalha do Mérito Educacional em sessão da Câmara de Santa Terezinha-PB
Luto! Morre aos 96 anos o aposentado Manoel Teixeira de Araújo, o “Manoel Queijeiro”, figura tradicional de Santa Terezinha
Doação de Órgãos Sopro da vida: família de jovem de Santa Terezinha autoriza doação de órgãos e beneficia seis pessoas; adolescente de 14 anos recebe transplante de coração
Apelo Família da zona rural de Santa Terezinha pede solução da Energisa após cinco anos esperando ligação de energia elétrica; empresa se posiciona
Novembro Azul Secretaria de Saúde de Santa Terezinha realiza palestra do Novembro Azul no próximo dia 18
Campanha solidária Família de Santa Terezinha-PB organiza vaquinha solidária para ajudar Maria da Guia no tratamento contra o câncer
Mín. 23° Máx. 37°