
Atendendo a uma solicitação do Ministério Público da Paraíba, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) realizou uma inspeção no canil municipal de Água Branca e constatou diversas irregularidades que comprometem o bem-estar dos animais abrigados no local. A vistoria resultou na emissão de um auto de infração e na elaboração de um relatório técnico, que será encaminhado ao órgão ministerial para providências.
Durante a fiscalização, os profissionais do CRMV-PB identificaram a ausência de um médico-veterinário responsável técnico, o que representa uma violação às normas que regem a gestão de abrigos e canis públicos. Além disso, o cenário encontrado foi descrito como insalubre e alarmante.
No canil, foram encontrados 27 cães em condições precárias, muitos deles doentes e em estado de caquexia, que se caracteriza por uma magreza extrema e debilitante. A estrutura da unidade também é precária: não há energia elétrica nem água encanada, e a única fonte de água disponível estava contaminada, agravando ainda mais a situação dos animais.
O ambiente apresentava grande acúmulo de fezes, reforçando o quadro de insalubridade e abandono. Segundo o chefe do setor de Fiscalização do CRMV-PB, o médico-veterinário José Augusto, o cenário observado foi preocupante:
“Constatamos um cenário que não proporcionava bem-estar aos animais recolhidos. Os cães estão soltos em um pátio, sem acompanhamento adequado, mesmo havendo baias que poderiam ser utilizadas”, declarou.
José Augusto também enfatizou a obrigatoriedade da presença de um médico-veterinário como responsável técnico em estruturas como canis públicos:
“Esse profissional é quem garante o funcionamento adequado da unidade e assegura que os animais recebam os cuidados necessários, dentro dos princípios do bem-estar animal”, completou.
O CRMV-PB reforçou que continuará acompanhando a situação e colaborando com o Ministério Público para que providências sejam tomadas e a situação dos animais no município de Água Branca seja regularizada conforme a legislação vigente.
Por Patos Online
Com informações da Assessoria/CRMV-PB







PRISÃO E APREENSÃO Três são presos por tráfico de drogas nesta sexta-feira (26) no Sertão
Prisão Domiciliar PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
Fatalidade Em Patos: trabalhador morre após sofrer choque elétrico enquanto realizava serviços em supermercado neste sábado (27)
Prisão Homem é preso suspeito de matar a sogra a facadas em Sapé; ex-mulher e pai dela ficam feridos
Violência na PB Homem de 37 anos é morto a tiros enquanto trabalhava em residência no Cariri paraibano
Prisão Condenado a 54 anos por feminicídio em Condado é preso no Sertão da Paraíba após seis anos foragido
Apreensão Denúncia de som alto leva PM a apreender aves silvestres e armas na zona rural de Teixeira
Violência doméstica “Sociedade deve se envolver”, alerta coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba, após episódios de feminicídio no Natal
Acidente fatal Motociclista morre após perder controle da moto na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa Mín. 23° Máx. 37°