CLEVER
Segunda, 26 de Outubro de 2026
Banner Dr Yuri
Banner CCAA
Banner Dr Paulo Arnon
UNIFIP
Esportes MDEALHISTA

Atleta patoense Jonathan Ferreira conquista medalhas no Mundial de Karatê 2026, na Eslovênia

Patoense disputou o Mundial de 2026, enfrentou uma lesão no ombro durante a disputa pelo bronze no kumitê e destacou o apoio da família, de amigos e de parceiros para viabilizar a viagem.

26/10/2026 às 05h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O atleta patoense Jonathan Ferreira da Silva encerrou, no último sábado (24), sua participação no Mundial de Karatê da Eslovênia 2026. Apesar de não conquistar medalha na categoria individual de kumitê, modalidade de combate, ele voltou da competição com duas outras medalhas importantes, alcançando a marca de sete medalhas conquistadas em campeonatos mundiais ao longo de sua trajetória esportiva.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

Jonathan entrou na disputa do kumitê em busca do bicampeonato mundial da categoria, na qual já havia conquistado o título anteriormente. Na semifinal, enfrentou um atleta da Irlanda em um combate equilibrado. O adversário avançou à final e acabou conquistando o título.

Na disputa pelo bronze, contra um representante da Eslovênia, o patoense vencia por 4 a 2 quando sofreu uma luxação no ombro direito. Segundo relatou, tentou colocar a articulação no lugar por conta própria, pois sabia que, caso interrompesse o combate para receber atendimento da equipe médica, não poderia retornar à luta, conforme as regras da competição. Com a lesão, ele não conseguiu conquistar a medalha nessa categoria.

Preparação e superação

O problema no ombro já fazia parte dos desafios enfrentados pelo atleta antes do Mundial. Jonathan contou que vinha realizando tratamento e fortalecimento havia cerca de 11 meses, após luxar a mesma articulação durante a final do Pan-Americano do ano anterior, quando conquistou o tricampeonato.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Por conta da recuperação, ele abriu mão de praticamente todas as competições nesse período, tanto para preservar a saúde quanto para reunir recursos financeiros para participar do Mundial na Europa.

O atleta também destacou as dificuldades para conciliar a preparação esportiva com a rotina profissional. Além de treinar pelo menos duas vezes por dia, Jonathan trabalha como personal trainer, professor particular e instrutor de turmas coletivas, além de administrar um empreendimento.

Apesar da rotina intensa, ele afirmou que o esporte é parte fundamental de sua vida e destacou a importância da fé em sua trajetória.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

Sonho de competir na Europa

A participação no Mundial da Eslovênia também representou a realização de um antigo sonho. Jonathan já havia disputado competições em países do continente americano, mas desejava vivenciar um evento internacional na Europa.

Segundo o relato do atleta, a decisão de participar foi tomada no último dia do prazo de inscrições, mesmo sem as passagens aéreas compradas. Os bilhetes só foram adquiridos quando faltavam 17 dias para a viagem.

Ele explicou que, entre agosto e outubro, surgiram oportunidades de custear boa parte das despesas por meio do próprio trabalho, com a ajuda da família, dos amigos e de parceiros. O atleta ressaltou que os gastos para participar de uma competição desse porte na Europa são elevados e que o apoio recebido foi fundamental para tornar a viagem possível.

Apoio de parceiros de Patos e região

Jonathan agradeceu à Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Esportes, e às empresas e aos parceiros que contribuíram para reduzir os custos da participação no campeonato.

Entre os apoiadores citados estão Cultura Inglesa Patos, Multimports, Gato Conveniência, Viés Contábil, Somos do Bem, Área Badalada, Carreiro Sports, Salvino Formen, 083 Fit, NS Personal, Live Academia Unifip e Mundo Verde Patos.

Ao encerrar seu relato, o atleta demonstrou gratidão pelas oportunidades, pelo apoio recebido e pela trajetória construída por meio do esporte. Mesmo após a lesão sofrida durante a disputa na Eslovênia, Jonathan reafirmou sua disposição para novos desafios e destacou a fé como parte central de sua caminhada.

 
 
 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Jonathan Ferreira (@jonathanferreirakrt)

Com sete medalhas em mundiais, o karateca de Patos segue construindo uma trajetória marcada por conquistas internacionais, dedicação e superação.

Por Felipe Vilar - Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Ter 38°C 24°C
Qua 36°C 23°C
Qui 38°C 24°C
Sex 37°C 23°C
Sáb 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes