
Todos os homicídios registrados de janeiro a março de 2025 em sete grandes regiões da Paraíba foram devidamente elucidados pela Polícia Civil. Os 100% de desempenho no esclarecimento das mortes violentas são fruto dos investimentos em tecnologia e técnicas investigativas aperfeiçoadas pela instituição, com o apoio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds).
No período analisado, foram sete crimes na área da 19ª Delegacia Seccional (sede em Sousa) e sete delitos no município de Patos. A área polarizada pelo município de Sapé (24ª Delegacia Seccional) registrou cinco assassinatos, e a circunscrição da 12ª Delegacia Seccional (sede em Esperança) contabilizou quatro mortes no período.
As áreas de Princesa Isabel e Queimadas – 16ª e 11ª Delegacias Seccionas, respectivamente – tiveram três registros de homicídios cada uma. E a região de Solânea, sede da 21ª Delegacia Seccional, contabilizou duas Mortes Violentas Intencionais, as chamadas MVIs.
“Estamos tratando apenas das áreas onde o índice de elucidação foi de 100%. Outras grandes regiões que delimitam as Delegacias Seccionais também apresentam excelentes resultados, como a 4ª Delegacia Seccional, em Bayeux, com 93% de elucidação nesse período analisado; a área polarizada por Campina Grande, com 91%; Cabedelo apresenta 82% de elucidação; Guarabira pontuou 78%; e por aí vai”, detalhou o delegado-geral da PCPB, André Rabelo.
No âmbito geográfico de competência da PCPB, estado da Paraíba é dividido em 24 Delegacias Seccionais de Polícia Civil (DSPCs). Dessas, apenas João Pessoa (1ª e 2ª DSPCs), Cabedelo (3ª DSPC) e Bayeux (4ª DSPC) são compostas por um único município. As 21 restantes são formadas pelo município-sede e cidades circunvizinhas.
Considerando o primeiro trimestre analisado, a Polícia Civil apresenta 62% de elucidação de homicídios em todo o estado, quase o dobro da média anual nacional, que gira em torno de 35% a 38%.
Por Assessoria/PCPB
Prisão Homem é preso suspeito de matar a sogra a facadas em Sapé; ex-mulher e pai dela ficam feridos
Violência na PB Homem de 37 anos é morto a tiros enquanto trabalhava em residência no Cariri paraibano
Prisão Condenado a 54 anos por feminicídio em Condado é preso no Sertão da Paraíba após seis anos foragido
Apreensão Denúncia de som alto leva PM a apreender aves silvestres e armas na zona rural de Teixeira
Violência doméstica “Sociedade deve se envolver”, alerta coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba, após episódios de feminicídio no Natal
Acidente fatal Motociclista morre após perder controle da moto na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa Mín. 23° Máx. 37°