
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) realizaram, na manhã deste domingo (13), uma operação conjunta para coibir práticas criminosas e infrações de trânsito cometidas por grupos de motociclistas envolvidos nos chamados “rolezinhos” — eventos marcados por redes sociais e caracterizados por direção perigosa, manobras ilegais e perturbação do sossego público.
A ação aconteceu por volta das 8h15, no km 66 da BR-101, sentido João Pessoa – Natal, nas proximidades da Região Metropolitana da capital paraibana. O grupo abordado se dirigia à Cachoeira do Roncador, em Pirpirituba, destino previamente combinado pelas redes sociais.
Durante esses encontros, os motociclistas costumam divulgar vídeos em plataformas digitais exibindo manobras de alto risco, como empinar motos e realizar a chamada “superman” — na qual o condutor se deita sobre o banco em alta velocidade. Além disso, os grupos bloqueiam faixas da rodovia, impedindo o tráfego normal e colocando em risco a vida de condutores, pedestres e dos próprios participantes.
Também foram registrados o uso de fogos de artifício com estampido durante paradas no trajeto, prática que agrava a perturbação do sossego público e afeta negativamente pessoas sensíveis, como autistas e animais de estimação.
Durante a operação, foram lavrados 48 autos de infração. Entre as irregularidades estavam:
Um dos motociclistas tentou fugir em alta velocidade, mas perdeu o controle da moto e caiu, levando junto uma passageira. Ele foi preso em flagrante por direção perigosa e conduzido à delegacia da Polícia Civil.
As forças de segurança destacaram que ações como os “rolezinhos” extrapolam o campo das infrações administrativas e configuram crimes graves, que atentam contra a ordem pública e a segurança viária. A PRF e a PMPB reforçaram que atuarão com rigor e de forma integrada para impedir a realização de eventos desse tipo.
"Práticas como essas, além de irresponsáveis, ultrapassam o campo das infrações administrativas e se configuram como crimes que serão enfrentados com o rigor da lei", destacou a PRF em nota.
Por Patos Online
Com informações da PRF-PB
Prisão Homem é preso suspeito de matar a sogra a facadas em Sapé; ex-mulher e pai dela ficam feridos
Violência na PB Homem de 37 anos é morto a tiros enquanto trabalhava em residência no Cariri paraibano
Prisão Condenado a 54 anos por feminicídio em Condado é preso no Sertão da Paraíba após seis anos foragido
Apreensão Denúncia de som alto leva PM a apreender aves silvestres e armas na zona rural de Teixeira
Violência doméstica “Sociedade deve se envolver”, alerta coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba, após episódios de feminicídio no Natal
Acidente fatal Motociclista morre após perder controle da moto na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa Mín. 23° Máx. 37°