A Escola Dionísio da Costa recebeu seus estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na manhã desta segunda-feira, 14 de julho de 2025, com um ambiente preparado para uma viagem ao mundo da leitura.
Durante toda a manhã, aconteceu a abertura das ações do Projeto “Quem ouve ou conta um conto, aprende um tanto”, de autoria da professora Sandra Nascimento. Um projeto de contação de histórias, como uma ferramenta de estímulo à leitura e escrita.
Contamos com o apoio e a presença das gestoras Joana Mércia Vieira e Eliane Trindade, o Coordenador José Rivamar Andrade, professores e demais profissionais de apoio escolar da educação inclusiva. Representando a Secretária de Educação do Município Adriana Carneiro, estiveram presentes a Coordenadora dos Anos Finais Maria das Lágrimas Minervino e Maísa Rodrigues.
Como pauta do evento, foram divulgadas as obras do escritor e artista visual paraibano Junior Misaki, cujas obras serão trabalhadas, como parte da Mala da Leitura e do Baú de histórias do projeto, tendo como destaque, a obra “A tapioca da vovó”, como livro escolhido na ação de hoje para a contação de história, seguida de interpretação de texto poético.
Os estudantes ficaram maravilhados com o ambiente, ficaram atentos à contação de histórias, demonstrando bastante envolvimento nas atividades. Em seguida, realizaram a leitura deleite. A contação de histórias revelou-se como uma ferramenta pedagógica poderosa, capaz de estimular a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
Além da ferramenta da contação de histórias, a professora oferecerá suporte individualizado aos estudantes, visando sanar as deficiências na leitura e escrita, habilidades fundamentais para o sucesso em todas as áreas do conhecimento, trabalhando de forma interdisciplinar com os professores de Língua portuguesa e Nivelamento, através de estratégias diversificadas e recursos inovadores.
Por Assessoria
Mín. 18° Máx. 34°