
Patos se tornou referência em alfabetização ao atingir 67,47% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado na última sexta-feira (11) pelo MEC. O número representa um salto de 23,87 pontos percentuais em relação a 2023 (43,6%).
Com esse desempenho, o município superou as metas de 2024 (49,44%) e 2025 (55,29%), liderando entre os municípios paraibanos com mais de 100 mil habitantes. O resultado reflete o impacto de políticas públicas estruturadas e da cooperação entre Estado e municípios para garantir a alfabetização na idade certa.
Patos integra o grupo dos municípios que já cumpriram as metas intermediárias do Inep, contribuindo para o compromisso de alfabetizar mais de 80% das crianças brasileiras até 2030.
O avanço é fruto do esforço conjunto de gestores, professores, famílias, equipes escolares, do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba/Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do programa municipal META Aprender, lançado em maio de 2022. A iniciativa promove formação docente, produção de material próprio, acompanhamento pedagógico e gestão escolar baseada em evidências.
O ICA avalia habilidades essenciais como leitura de palavras e textos curtos, interpretação e identificação de informações simples.
O desempenho de Patos mostra que, com planejamento, investimento e colaboração entre escola, família e gestão pública, é possível transformar a educação desde os anos iniciais.


Por Secom - Prefeitura de Patos
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação
Destaque SESI Patos tem cinco projetos do ensino médio premiados na FENECIT e garante vagas para representar o Brasil na Itália, Peru, São Paulo e Amapá
FENECIT Estudantes do SESI Patos conquistam 1º lugar na categoria engenharia em feira científica no Recife e vão representar o Brasil na Itália
FENECIT Trio de Catingueira, estudantes do SESI Patos, conquista 1º lugar em Ciências Agrárias na Fenecit 2025 — e poderá apresentar projeto na Itália
Contas reprovadas TCE reprova as contas da Educação do Estado relativas a 2022 e imputa débito a ex-secretário
Concurso público IFPB prorroga inscrições do concurso para professor com salários de até R$ 13 mil Mín. 23° Máx. 35°