
A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) divulgou comunicado aos distribuidores, aos responsáveis pelos estabelecimentos farmacêuticos e à população paraibana em geral alertando para o recolhimento preventivo do lote PJ5246 do medicamento Sinvastatina 20 mg - 30 comprimidos revestidos (medicamento genérico), em conformidade com a Resolução RDC nº 625/2022 da Anvisa.
De acordo com o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, a iniciativa do Recall foi da própria indústria Sandoz Brasil, que, em parceria com laboratório farmacêutico Novartis Biociências S.A, determinou o recolhimento preventivo do medicamento após constatar a ocorrência de um desvio pontual na embalagem primária, que indica de forma incorreta a dosagem de 40 mg no blíster (embalagem transparente que embala os comprimidos), embora os comprimidos estejam corretos, com a dosagem real de 20 mg, conforme descrito no cartucho.
Em face do recolhimento do lote PJ5246, fabricado em janeiro de 2025 e com prazo de validade até dezembro de 2026, os pacientes que estiverem em uso do produto deste lote estão sendo orientados a consultar o médico para orientação sobre a continuidade do tratamento.
Segundo a Sandoz Brasil, que é responsável pela fabricação e distribuição do medicamento, o processo está sendo conduzido com total transparência e agilidade, em alinhamento com as autoridades regulatórias e pautado no compromisso com a segurança dos pacientes, na conformidade com as normas sanitárias e na ética em todas as suas operações.
Troca gratuita – A Sandoz Brasil será responsável pelo recolhimento e troca gratuita das unidades distribuídas. Portanto, os pacientes que adquiriram o produto do lote PJ5246 devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidos (SAC) para mais esclarecimentos e orientação quanto à devolução e troca do medicamento, sem custos. Para mais informações, deve-se acessar o site oficial da Sandoz (www.sandoz.com.br) ou entrar em contato com o SAC (0800 400 9192 - [email protected]).
Por Assessoria/Agevisa
*ERRATA: A imagem ilustrativa de capa utilizada inicialmente não se refere especificamente ao produto produzido e vendido pela empresa CIMED, tendo sido utilizada apenas de referência à substância. Informamos que o material foi atualizado para o produto produzido pela indústria Sandoz Brasil, em parceria com laboratório farmacêutico Novartis Biociências S.A, alvo do recolhimento preventivo.
AMBULÂNCIA DO SAMU Prefeitura de São José de Espinharas recebe nova ambulância para reforçar atendimento do SAMU
Novas ambulâncias Patos recebe quatro novas ambulâncias para reforçar o atendimento do SAMU
Picada de Cobra Diretor técnico do Hospital de Patos fala sobre procedimentos em casos de picadas de cobra e orienta população
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 315 atendimentos de urgência e emergência durante plantão do fim de semana
HEMODINÂMICA Hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional de Patos implanta ferramenta Huddle para reforçar segurança do paciente na UTI Cardiológica
Multirão Mutirão de cirurgias de catarata em Patos reduz fila de espera e devolve qualidade de vida a pacientes
Saúde Renal Unifip participa da Semana Nacional da Saúde Renal, ação promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia
Denúncia Família de paciente patoense denuncia condições em UTI do Hospital Metropolitano; PB Saúde emite nota
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza mais de 270 atendimentos durante fim de semana e reforça papel na assistência no Sertão Mín. 24° Máx. 36°