O Santa Cruz voltou a vencer na Série D do Campeonato Brasileiro. Na 14ª e última rodada da primeira fase, a equipe coral superou o Treze, por 3 a 0, na tarde deste domingo, na Arena de Pernambuco, encerrando uma sequência de quatro partidas sem triunfos na competição. Os gols da vitória foram marcados por Renato e Eurico, no primeiro tempo, e William Alves, na etapa complementar. Autor do gol que abriu o placar, Renato acabou expulso ao receber o segundo cartão amarelo por ter comemorado nas escadas de acesso às arquibancadas. Mesmo com um jogador a menos desde os 27 minutos do primeiro tempo, o Tricolor construiu uma vitória com muita tranquilidade. Previamente desclassificado, o Galo encerra a temporada de forma melancólica, com a terceira derrota consecutiva na Quarta Divisão.
Segunda fase
Com o resultado, o Santa Cruz terminou a primeira fase na 2ª posição do Grupo A3, com 27 pontos - mesma pontuação do líder América-RN (perdendo a liderança no saldo de gols: 12 a 10). Com isso, o Tricolor terá pela frente o Sergipe. O primeiro jogo será em Aracaju e o da volta deverá ocorrer na Arena de Pernambuco - o Tricolor ainda não confirmou oficialmente o local da partida.
Mudança no gol
A partida contra o Treze marcou o retorno de Rokenedy à titularidade do Santa Cruz, na vaga do criticado Felipe Alves. O prata da casa tricolor foi bem nas vezes em que foi acionado e, a cada defesa, foi celebrado pela torcida coral. Além dele, o técnico Marcelo Cabo poupou os jogadores que estavam pendurados para evitar perdê-los na segunda fase. Foram os casos de Toty, Matheus Vinícius, Balotelli, Thiaguinho, Geovany e Rodrigues.
Kalil presente
Consultor informal da SAF do Santa Cruz, o ex-presidente do Atlético-MG Alexandre Kalil esteve na Arena de Pernambuco acompanhado de investidores da SAF para assistir à partida.
Primeiro tempo
O Santa Cruz fez um primeiro tempo de eficiência diante do Treze. Embora sem apresentar um grande futebol, pouco a pouco a equipe coral se impôs diante de um adversário com muitas fragilidades. Na primeira jogada trabalhada do Tricolor, aos 26 minutos, a bola chegou em Nathan pela esquerda. O lateral avançou e cruzou na medida para Renato testar firme, sem chances para Rayan. Na comemoração, o atacante subiu as escadas para comemorar com a torcida. Como já tinha amarelo, levou o segundo e acabou expulso. Mesmo com um jogador a menos, o Tricolor não sofreu diante do Galo, praticamente inofensivo no ataque, e ainda conseguiu ampliar o placar. Aos 35, escanteio cobrado por Willian Junior e Eurico subiu bem no primeiro pau para fazer 2 a 0.
Segundo tempo
Mesmo com inferioridade numérica, o Santa Cruz não tardou a ampliar na etapa final. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Willian Júnior cobrou falta, Jorginho cortou muito mal, para trás, e William Alves chegou de carrinho para marcar o terceiro gol tricolor. Aos 12, o Treze finalmente chegou com perigo. Rodrigo Gaia tabelou com Luisinho e soltou uma bomba para boa defesa do goleiro Rokenedy. O Galo seguiu crescendo no jogo, esboçou um domínio das ações, mas sempre com muita dificuldade em entrar na área.
Fonte: ge PB
Mín. 20° Máx. 31°