
Com um sorriso fácil, energia de sobra e a certeza de que “o estudo não tem idade”, o paraibano Fabiano Filho, de 74 anos, é prova viva de que nunca é tarde para correr atrás dos sonhos. Aluno do curso de Rádio e TV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, ele se tornou inspiração para colegas e professores, especialmente na última segunda-feira (11), quando foi comemorado o Dia do Estudante.
Fabiano começou a investir nos estudos apenas aos 65 anos, quando decidiu ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para concluir o ensino fundamental e médio. Em 2024, prestou o Enem, alcançou uma boa pontuação e garantiu a vaga na graduação que sempre desejou.
“Eu estou com 74 anos, maravilhosamente bem, batendo minha bolinha, dançando… e estudando o curso que mais amo na vida, que é Radialismo. Para mim, isso é tudo”, afirmou, bem-humorado.
A escolha pelo curso de comunicação reflete sua personalidade expansiva. Fabiano sempre esteve cercado de pessoas — já trabalhou como vendedor de amendoim, foi passista de escola de samba e mantém uma rotina ativa. Sua presença nas aulas é marcada por entusiasmo, participação e uma alegria que contagia.
Para Tales Gabriel da Silva, colega de turma, a energia de Fabiano é marcante:
“O interesse dele pelo curso é muito impactante nas aulas e também nas conversas do dia a dia. É muito inspirador.”
A admiração também vem dos professores. O docente Victor Braga destaca que, apesar de não ser o mais jovem, Fabiano transmite qualidades associadas à juventude.
“Ele é alegre, espontâneo e se joga para a vida. Isso motiva todos nós.”
Com disciplina e otimismo, Fabiano segue trilhando o caminho acadêmico, provando que a vontade de aprender é, acima de tudo, uma questão de atitude — e não de idade.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
Robótica Matureia faz história: única escola municipal da Paraíba a disputar o Festival Regional SESI de Robótica
Ano letivo 2026 Volta às aulas da rede municipal de Patos acontece nesta quarta-feira (4) com diversos investimentos para 2026
IF Sertão Câmara dos Deputados aprova criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano com sede em Patos
Matrículas Prazo para confirmação presencial de matrículas da rede estadual de ensino da PB termina nesta sexta (30)
Graduação Novos alunos de Engenharia Civil podem ter 60% de desconto no Unifip
CORTE DE VERBAS UFPB sofre novo corte de R$ 14,3 milhões e alerta para impactos no funcionamento em 2026 Mín. 25° Máx. 34°