
Uma operação conjunta entre a Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga-PB e a CPRv/BPTRan resultou na apreensão de 400 aves silvestres da espécie canário-da-terra na manhã deste sábado (16), na cidade de Boa Ventura, no Vale do Piancó.
De acordo com a Polícia, as equipes receberam informações de que um passageiro havia saído de Brasília-DF em um ônibus de uma empresa de turismo com destino a Patos-PB, transportando ilegalmente os animais. A partir das denúncias, os agentes montaram uma barreira para interceptar o veículo.
Na abordagem, as aves foram encontradas em condições irregulares, acondicionadas em espaços apertados, o que resultou na morte de alguns animais. O suspeito, identificado pelas iniciais J.A.F.C., foi detido e encaminhado à Delegacia de Itaporanga para os procedimentos cabíveis.
Após a ocorrência, a Polícia Ambiental (3ª CPAMB) foi acionada e a guarnição composta pelo Sargento Lisostenis, o Soldado Leonardo e o Soldado Joel, lavrou dois autos de infração, aplicando as seguintes multas:
Também foram emitidos dois termos, sendo:
O transporte ilegal de animais silvestres configura crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei n° 9.605/98), com previsão de multa e pena de detenção.
A Polícia informou que ações de fiscalização continuarão sendo intensificadas na região para coibir o tráfico de animais silvestres, prática que causa desequilíbrio ambiental e sofrimento aos animais.
Por Patos Online
Com informações da Polícia Ambiental
Confronto policial Polícia Militar prende homem armado após confronto em zona rural de Boa Ventura
Ação policial Polícia Militar frustra plano de chacina e prende quatro faccionados em Boa Ventura
Tráfico de drogas Homem é preso com 1kg de maconha em ônibus abordado na PB-386, em Boa Ventura Mín. 23° Máx. 37°