
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei estadual da Paraíba que obrigava hipermercados, supermercados e estabelecimentos similares a fornecerem sacolas gratuitamente aos clientes. O julgamento foi realizado em plenário virtual e encerrado nessa segunda-feira (18), em ação movida pela Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviços (Abaas).
A norma, em vigor desde 2012, também impedia a cobrança mesmo em casos de substituição das sacolas plásticas por embalagens biodegradáveis. Para a maioria dos ministros, a regra violava o princípio da livre iniciativa ao impor uma obrigação considerada excessiva para os comerciantes.
O relator do processo, ministro Dias Toffoli, destacou em seu voto que a lei interferia diretamente na atividade econômica:
“A obrigação criada pela Lei Estadual interfere diretamente na organização da atividade econômica, de modo a vulnerar a liberdade de iniciativa resguardada pelo texto constitucional.”
Toffoli argumentou ainda que a forma de transporte das compras deve ser uma escolha do consumidor, influenciada por circunstâncias como o meio de deslocamento, a fragilidade dos produtos adquiridos e a disponibilidade de sacolas reutilizáveis. Ele acrescentou que o fornecimento de embalagens deve ser visto como uma estratégia comercial de cada empresa, cabendo ao empreendedor decidir se o item será gratuito ou cobrado.
O voto do relator foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Nunes Marques. Já os ministros Edson Fachin e Flávio Dino defenderam a inconstitucionalidade da lei, mas apresentaram ressalvas quanto ao impacto da cobrança ao consumidor.
Com a decisão, os estabelecimentos comerciais da Paraíba passam a ter liberdade para definir se fornecem ou não embalagens gratuitamente, assim como já ocorre em outros estados do país.
Por Patos Online
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos
Ordenação Santa Terezinha celebra ordenação presbiteral do jovem Nicácio Oliveira nesta sexta-feira (19)
Nota de falecimento Morre aos 98 anos em Mãe d’Água o agricultor aposentado Antônio Macambira
Carteira perdida Carteira com documentos militares e pessoais é perdida em Patos
Situação crítica Mortandade de peixes é registrada na Barragem da Farinha, em Patos, devido ao baixo nível de água; veja o vídeo Mín. 23° Máx. 36°