
Moradores de diferentes bairros de Patos vêm relatando preocupação crescente com a ausência prolongada de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O problema, que já se arrasta há vários meses, tem impactado diretamente o cumprimento de condicionalidades do programa Bolsa Família, como o acompanhamento do peso e do crescimento de crianças.
Na manhã desta terça-feira (19), uma moradora do Residencial São Judas Tadeu voltou a expor a situação:
— “Tá um caos, achava eu que era só na UBS aqui do São Judas Tadeu, porém em outros setores a maioria do pessoal tá sem agente. Já tem inclusive pessoas que foram bloqueadas do benefício porque, em várias áreas, as enfermeiras não estão cobrindo a pesagem”, relatou.
A ausência dos ACS's preocupa famílias que dependem do programa social, já que a pesagem e o monitoramento nutricional são obrigatórios para manutenção do benefício. Em alguns casos, moradores afirmam que já sofreram bloqueios por não conseguirem cumprir as exigências.
Procurada pelo Patos Online, a Secretaria Municipal de Saúde não se pronunciou até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Em nota divulgada recentemente, no mês de julho, a pasta havia informado que está em andamento um remapeamento das áreas de atuação dos agentes comunitários em todo o município, incluindo a zona rural. Entretanto, à época, não foi apresentada previsão para a conclusão do processo.
Por Patos Online
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos
Ordenação Santa Terezinha celebra ordenação presbiteral do jovem Nicácio Oliveira nesta sexta-feira (19)
Nota de falecimento Morre aos 98 anos em Mãe d’Água o agricultor aposentado Antônio Macambira
Carteira perdida Carteira com documentos militares e pessoais é perdida em Patos
Situação crítica Mortandade de peixes é registrada na Barragem da Farinha, em Patos, devido ao baixo nível de água; veja o vídeo Mín. 23° Máx. 36°