Moradores de diferentes bairros de Patos vêm relatando preocupação crescente com a ausência prolongada de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O problema, que já se arrasta há vários meses, tem impactado diretamente o cumprimento de condicionalidades do programa Bolsa Família, como o acompanhamento do peso e do crescimento de crianças.
Na manhã desta terça-feira (19), uma moradora do Residencial São Judas Tadeu voltou a expor a situação:
— “Tá um caos, achava eu que era só na UBS aqui do São Judas Tadeu, porém em outros setores a maioria do pessoal tá sem agente. Já tem inclusive pessoas que foram bloqueadas do benefício porque, em várias áreas, as enfermeiras não estão cobrindo a pesagem”, relatou.
A ausência dos ACS's preocupa famílias que dependem do programa social, já que a pesagem e o monitoramento nutricional são obrigatórios para manutenção do benefício. Em alguns casos, moradores afirmam que já sofreram bloqueios por não conseguirem cumprir as exigências.
Procurada pelo Patos Online, a Secretaria Municipal de Saúde não se pronunciou até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Em nota divulgada recentemente, no mês de julho, a pasta havia informado que está em andamento um remapeamento das áreas de atuação dos agentes comunitários em todo o município, incluindo a zona rural. Entretanto, à época, não foi apresentada previsão para a conclusão do processo.
Por Patos Online
Mín. 19° Máx. 32°