
Já era noite na cidade de Patos quando os(as) formandos(as) dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Matemática e Física lotavam o ginásio do Câmpus VII para a realização de Colação de Grau do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (20) e coroou o caminho dos(as) graduandos(as) para a partir de agora migrarem para o mercado de trabalho.
Com familiares e amigos ocupando as arquibancadas do local, todos(as) olhavam atentos(as) e repetiram as palavras do formando Francisco Gabriel de Oliveira Neves, do curso de Ciência da Computação, durante a leitura do juramento. Comprometidos em siguir suas profissões com dignidade e ética, chegou o momento da oradora oficial, Paulina Yasmin Ramalho Clementino, do curso de Administração, dirigir suas palavras aos(as) presentes.



Bastante emocionada, a estudante destacou que naquele momento todos(as) encerravam um importante capítulo de suas vidas. Destacando que foram anos de lutas, ela relembrou as renúncias silenciosas, o cansaço acumulado, os desafios e as madrugadas em claro que o estudo exigia. “Com força, fé e o apoio de quem esteve ao nosso lado nos momentos difíceis, chegamos até aqui. Cada um de nós carrega uma história e nenhuma delas é pequena. Não somos apenas formandos, somos a prova viva de que a educação transforma”, disse.
Posteriormente foi a vez da paraninfa das turmas concluintes, a professora Mary Dayane Souza Silva, proferir o seu discurso. Perguntando: “como encontrar palavras que estejam à altura do que vocês viveram aqui?”, ela continuou sua fala valorando a conquista dos(as) concluintes, além de agradecer por ter sido escolhida para viver esse momento marcante da vida deles(as).


“Se eu pudesse dar só mais um conselho hoje, seria este: nunca deixam que o medo de errar paralise vocês. Arrisquem. Tentem. Falhem com coragem. Aprendam rápido. Cresçam constantemente, porque o sucesso não é um ponto de chegada. É um estilo de vida. É uma escolha diária. Parabéns, meus queridos e queridas. E obrigado por me deixarem viver esse momento com vocês. Recebam meu respeito, minha admiração e meus mais sinceros votos de sucesso”, destacou a paraninfa.

A professora Vagda Gutemberg da Rocha, pró-reitora de Graduação, também fez um discurso tocante para os(a) formandos(as) que permaneciam atentos. Ela desejou que todos(as) possam apoiar, comungar e jungir a ciência com um sentimento de fazer o Brasil um país melhor. “Que vocês que colam grau sejam senhoras e senhoras dos seus destinos. Permitam-se sempre fazer do presente o melhor futuro possível e não esqueçam de onde partiram”, disse a professora Vagda Rocha.
Ansiosos(as) para colarem o grau acadêmico, este momento teve início com os(as) formandas(as) do curso de Administração. A estudante Maria Taires Silva de Araújo representou seus(suas) colegas e recebeu, simbolicamente, o grau da coordenadora do curso, professora Simone Costa Silva. Depois chegou a vez dos(as) concluintes do curso de Ciência da Computação. Vinícius Araújo de Figueiredo recebeu o grau em nome da turma das mãos do coordenador do curso, o professor Jucélio Soares dos Santos.




Já os(as) formandos(as) do curso de Física foram representados por Margarida Kelly Barbosa Moura. Ela recebeu o grau acadêmico do coordenador, professor Marcelo da Silva Vieira. Por fim, os(as) formandos de Matemática receberam o grau acadêmico representados(as) por Carina Urtiga da Silva. A pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Carolina Coeli Rodrigues Batista, foi quem conferiu o grau os(as) concluintes.
Realizados pela conquista do grau acadêmico, os agora formados(as) ouviram da reitora, professora Celia Regina Diniz, uma mensagem de parabéns por mais uma vitória conquistada. Refletindo sobre o papel da Universidade na região, ela apontou que no Sertão paraibano a UEPB reafirma sua missão de interiorizar o conhecimento e de gerar oportunidades onde antes havia escassez. Celia Regina não esqueceu os familiares e amigos dos(as) formados(as) que a todo momento estiveram ao lado deles(as).

“Vocês não carregam agora apenas um diploma, mas um compromisso social e ético com a sociedade que os viu crescer. Que essa formação que vocês receberam sirva para construir não apenas carreiras profissionais, mas futuros mais justos, mais humanos, mais solidários e mais sustentáveis. Muito sucesso a todos e todas. Parabéns mais uma vez e celebrem”, comemorou a reitora.
Ainda participaram desta solenidade de Colação de Grau 2025.1 do CCEA o diretor de Centro, professor José Ginaldo de Souza Farias; o diretor adjunto, professor Antonio José Gomes Pedrosa; e o coordenador do curso de Matemática, professo Ademir Benteus Pampu. Logo em seguida, todos festejaram com uma grande salva de palmas o encerramento do evento e a vitória dos agora novos(as) profissionais formados(as) pelo Câmpus VII.
Texto: Givaldo Cavalcanti/UEPB
Fotos: Paizinha Lemos/UEPB







Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos
Ordenação Santa Terezinha celebra ordenação presbiteral do jovem Nicácio Oliveira nesta sexta-feira (19)
Nota de falecimento Morre aos 98 anos em Mãe d’Água o agricultor aposentado Antônio Macambira
Carteira perdida Carteira com documentos militares e pessoais é perdida em Patos
Situação crítica Mortandade de peixes é registrada na Barragem da Farinha, em Patos, devido ao baixo nível de água; veja o vídeo Mín. 23° Máx. 36°