Já era noite na cidade de Patos quando os(as) formandos(as) dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Matemática e Física lotavam o ginásio do Câmpus VII para a realização de Colação de Grau do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (20) e coroou o caminho dos(as) graduandos(as) para a partir de agora migrarem para o mercado de trabalho.
Com familiares e amigos ocupando as arquibancadas do local, todos(as) olhavam atentos(as) e repetiram as palavras do formando Francisco Gabriel de Oliveira Neves, do curso de Ciência da Computação, durante a leitura do juramento. Comprometidos em siguir suas profissões com dignidade e ética, chegou o momento da oradora oficial, Paulina Yasmin Ramalho Clementino, do curso de Administração, dirigir suas palavras aos(as) presentes.
Bastante emocionada, a estudante destacou que naquele momento todos(as) encerravam um importante capítulo de suas vidas. Destacando que foram anos de lutas, ela relembrou as renúncias silenciosas, o cansaço acumulado, os desafios e as madrugadas em claro que o estudo exigia. “Com força, fé e o apoio de quem esteve ao nosso lado nos momentos difíceis, chegamos até aqui. Cada um de nós carrega uma história e nenhuma delas é pequena. Não somos apenas formandos, somos a prova viva de que a educação transforma”, disse.
Posteriormente foi a vez da paraninfa das turmas concluintes, a professora Mary Dayane Souza Silva, proferir o seu discurso. Perguntando: “como encontrar palavras que estejam à altura do que vocês viveram aqui?”, ela continuou sua fala valorando a conquista dos(as) concluintes, além de agradecer por ter sido escolhida para viver esse momento marcante da vida deles(as).
“Se eu pudesse dar só mais um conselho hoje, seria este: nunca deixam que o medo de errar paralise vocês. Arrisquem. Tentem. Falhem com coragem. Aprendam rápido. Cresçam constantemente, porque o sucesso não é um ponto de chegada. É um estilo de vida. É uma escolha diária. Parabéns, meus queridos e queridas. E obrigado por me deixarem viver esse momento com vocês. Recebam meu respeito, minha admiração e meus mais sinceros votos de sucesso”, destacou a paraninfa.
A professora Vagda Gutemberg da Rocha, pró-reitora de Graduação, também fez um discurso tocante para os(a) formandos(as) que permaneciam atentos. Ela desejou que todos(as) possam apoiar, comungar e jungir a ciência com um sentimento de fazer o Brasil um país melhor. “Que vocês que colam grau sejam senhoras e senhoras dos seus destinos. Permitam-se sempre fazer do presente o melhor futuro possível e não esqueçam de onde partiram”, disse a professora Vagda Rocha.
Ansiosos(as) para colarem o grau acadêmico, este momento teve início com os(as) formandas(as) do curso de Administração. A estudante Maria Taires Silva de Araújo representou seus(suas) colegas e recebeu, simbolicamente, o grau da coordenadora do curso, professora Simone Costa Silva. Depois chegou a vez dos(as) concluintes do curso de Ciência da Computação. Vinícius Araújo de Figueiredo recebeu o grau em nome da turma das mãos do coordenador do curso, o professor Jucélio Soares dos Santos.
Já os(as) formandos(as) do curso de Física foram representados por Margarida Kelly Barbosa Moura. Ela recebeu o grau acadêmico do coordenador, professor Marcelo da Silva Vieira. Por fim, os(as) formandos de Matemática receberam o grau acadêmico representados(as) por Carina Urtiga da Silva. A pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Carolina Coeli Rodrigues Batista, foi quem conferiu o grau os(as) concluintes.
Realizados pela conquista do grau acadêmico, os agora formados(as) ouviram da reitora, professora Celia Regina Diniz, uma mensagem de parabéns por mais uma vitória conquistada. Refletindo sobre o papel da Universidade na região, ela apontou que no Sertão paraibano a UEPB reafirma sua missão de interiorizar o conhecimento e de gerar oportunidades onde antes havia escassez. Celia Regina não esqueceu os familiares e amigos dos(as) formados(as) que a todo momento estiveram ao lado deles(as).
“Vocês não carregam agora apenas um diploma, mas um compromisso social e ético com a sociedade que os viu crescer. Que essa formação que vocês receberam sirva para construir não apenas carreiras profissionais, mas futuros mais justos, mais humanos, mais solidários e mais sustentáveis. Muito sucesso a todos e todas. Parabéns mais uma vez e celebrem”, comemorou a reitora.
Ainda participaram desta solenidade de Colação de Grau 2025.1 do CCEA o diretor de Centro, professor José Ginaldo de Souza Farias; o diretor adjunto, professor Antonio José Gomes Pedrosa; e o coordenador do curso de Matemática, professo Ademir Benteus Pampu. Logo em seguida, todos festejaram com uma grande salva de palmas o encerramento do evento e a vitória dos agora novos(as) profissionais formados(as) pelo Câmpus VII.
Texto: Givaldo Cavalcanti/UEPB
Fotos: Paizinha Lemos/UEPB
Mín. 21° Máx. 33°