A família de Carla Patrícia Pereira Brilhante, de 42 anos, denuncia dificuldades no atendimento médico da paciente, internada desde a noite do último sábado (23) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Otávio Pires de Lacerda, no bairro Bivar Olinto, em Patos. Carla foi inicialmente atendida no Hospital Regional de Patos devido às intensas dores abdominais, mas transferida para a UPA.
De acordo com a filha da paciente, Carla apresentava fortes crises de dor no estômago e vômitos frequentes desde a semana passada. Na UPA, ela recebeu medicações e morfina para controlar a dor, mas a família afirma que seu quadro exige endoscopia de urgência, que teria sido negada pelo Hospital Regional.
“Minha mãe está internada à base de morfina, vomitando, e mesmo assim o Regional não autorizou o atendimento. A alegação é que ela não se enquadra como urgência porque não está vomitando sangue”, relatou a filha, indignada. Segundo a família, a paciente vomita um líquido amarelado e apresenta infecção confirmada, além de histórico de tratamento para H. pylori e pedras na vesícula.
Diante do caso, o Patos Online entrou em contato com a assessoria de comunicação do Complexo Hospitalar Regional de Patos que trouxe o esclarecimento da direção técnica. Segundo a equipe, a paciente foi atendida, mas a realização da endoscopia solicitada foi considerada ambulatorial e não de urgência. O diretor técnico, Dr. Pedro Augusto, explicou que “o hospital só realiza endoscopia de urgência. Procedimentos ambulatoriais devem ser agendados para atendimento particular ou pelo posto de saúde.”
O diretor informou que o setor de regulação, por sua vez, orientou: “Paciente com queixa de dispepsia, no momento sem sinais de alarme ou instabilidade clínica/hemodinâmica. Não há relato de sangramento gastrointestinal que indique EDA de urgência. Diante do quadro clínico descrito, sugiro realização de EDA ambulatorialmente.”
A família, no entanto, mantém preocupação com o quadro de dor intensa e infecção, afirmando que a paciente precisa de acompanhamento mais rigoroso e rápido para evitar complicações.
Por Patos Online
Mín. 20° Máx. 34°