Quarta, 27 de Agosto de 2025
Banner Psique
Banner Hmais Onco
Banner Dr Luiz Severo
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Política FRAUDE NO INSS

CPMI aprova convocação de Careca do INSS e ex-presidentes do órgão

Relator disse que será “duro e implacável com todos aqueles que cometeram crimes, independentemente de qual governo tenham participado”

26/08/2025 às 15h55
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) aberta para investigar fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou seus trabalhos nesta terça-feira (26/8), às 9h. Entre as primeiras tarefas, estão a deliberação de normas de funcionamento do colegiado, a votação de requerimentos e as primeiras convocações.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Foi aprovado o convite de comparecimento de ministros da Previdência desde 2015. O colegiado também aprovou a convocação do Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, e dos presidentes do órgão dos últimos 10 anos.

Após uma votação rápida dos requerimentos, a programação ficou da seguinte maneira:

  • Aprovação dos convites a ministros (convocações viraram convites);
  • Convocação de ex-presidentes do INSS, da Dataprev e de diretores de benefícios;
  • Convocação de Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS; e
  • Convocação do empresário Maurício Camisotti.

Acompanhe:

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), aprovou 34 dos 35 requerimentos que estavam na pauta do colegiado. As convocações do Careca do INSS e de Camisotti não estavam na lista de requerimentos a serem votados nesta terça.

A aprovação foi fruto de um acordo entre os líderes da base e do governo. Inicialmente, o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), relator da comissão, queria a convocação dos ministros (o que implica a obrigação no comparecimento). Após o diálogo, as convocações foram transformadas em convites, cujo comparecimento não é obrigatório, em um gesto mais ameno.

Investigação apartidária

Ao abrir a sessão, o presidente do colegiado, Carlos Viana (Podemos-MG), prometeu uma “investigação profunda e apartidária”. Logo depois, em consenso entre governistas e oposição, o deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA) foi escolhido para ser o vice-presidente da CPMI.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Já o relator da comissão, Alfredo Gaspar, disse que será “duro e implacável com todos aqueles que cometeram crimes, independentemente de qual governo tenham participado”.

Na leitura de seu plano de trabalho, Gaspar salientou que as investigações cobrirão quatro governos: Dilma 2, Michel Temer, Jair Bolsonaro e Lula 3. “Nesse sentido, buscaremos identificar e punir as organizações criminosas com indícios fortes de tentáculos nos poderes constituídos, no setor empresarial e no mercado financeiro”, disse.

Após a apresentação do plano, governistas e oposição fecharam acordo e o aprovaram. O texto foi mantido na íntegra, conforme acordado com o senador Omar Aziz (PSD-AM), que era cotado para presidir a comissão.

Instalado em 20 de agosto, o colegiado terá o prazo de 180 dias para a conclusão dos trabalhos. Considerando o recesso parlamentar de 23 de dezembro a 1° de fevereiro, o prazo final para a entrega e votação do relatório é 28 de março de 2026.

O primeiro encontro será realizado excepcionalmente nesta terça, mas as outras reuniões estão marcadas para as segundas e quintas. De acordo com o presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG), as datas foram escolhidas para não coincidir com os dias de plenário no Congresso, a fim de o governo não conseguir obstruir os trabalhos.

O plano de trabalho

Ao menos 35 requerimentos serão votados. Entre eles, pedidos de convocação de ex-ministros e ex-presidentes do INSS, assim como pedidos de informações e acesso aos autos de inquéritos policiais relacionados à prática dos descontos ilegais.

Há ao menos 17 pedidos para convocação de pessoas ligadas a este governo ou a gestões passadas, como de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT).

Leia a lista de quem está na mira da oposição:

  • Eliane Viegas Mota, diretora de Auditoria de Previdência e Benefícios da Controladoria-Geral da União (CGU);
  • Bruno Oliveira Pereira Bergamaschi, delegado da Polícia Federal (PF);
  • Patrícia Bettin Chaves, coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão Previdenciária da Defensoria Pública da União (DPU);
  • José Carlos Olliveira, ex-ministro do Trabalho e Previdência;
  • Carlos Roberto Lupi, ex-ministro da Previdência Social;
  • Marcelo Abi-Ramia Caetano, ex-secretário de Previdência do Ministério da Fazenda;
  • Carlos Eduardo Gabas, ex-ministro da Previdência Social;
  • Lindolfo Neto de Oliveira Sales, ex-presidente do INSS;
  • Renato Rodrigues Vieira, ex-presidente do INSS;
  • Leonardo José Rolim Guimarães, ex-presidente do INSS;
  • Alessandro Antonio Stefanutto, ex-presidente do INSS;
  • Elisete Berchiol da Silva Iwai, ex-presidente do INSS;
  • Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano, ex-presidente do INSS;
  • Glauco André Fonseca Wamburg, ex-presidente do INSS;
  • Leonardo de Melo Gadelha, ex-presidente do INSS;
  • Edison Antônio Costa Britto Garcia, ex-presidente do INSS; e
  • Francisco Paulo Soares Lopes, ex-presidente do INSS.

Primeira reunião será para alinhar rota dos trabalhos da comissão mista:

  • O primeiro encontro está marcado para esta terça-feira (26/8), às 9h. As outras reuniões serão às segundas e às quintas;
  • Presidente e relator da CPMI querem convocar ex-ministros da gestão atual, bem como de outras gestões;
  • A vice-presidência só será definida se tiver consenso entre os integrantes, ou no prazo de três semanas;
  • Governo tenta traçar rota para não sofrer outra derrota, depois de perder a escolha dos principais cargos da comissão.

A vice-presidência ainda não está definida. O presidente da CPMI, Carlos Viana, disse que a escolha será feita por consenso entre todos os integrantes ou no prazo de três semanas. O relator será o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL).

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 00h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 35°

Qui 36°C 19°C
Sex 35°C 20°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 34°C 21°C
Seg 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras