
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Castração e Recuperação de Animais e Canil Municipal, e da Vigilância Ambiental, realizou nesta quarta-feira (27) uma ação de testagem rápida de cães para leishmaniose, na Unidade Básica de Saúde Yoyo Laureano, no bairro Alto da Tubiba.
Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, a iniciativa tem como objetivo levar saúde pública tanto para a população quanto para os animais, prevenindo a disseminação da doença e orientando os tutores sobre as medidas de prevenção.
“Hoje, os tutores trouxeram seus cães e em poucos minutos recebiam o resultado do teste rápido. Caso positivo, os veterinários já orientam sobre o tratamento e as medidas preventivas. É uma forma de manter o ambiente protegido e garantir a saúde da população e dos animais”, destacou.
A secretária executiva de Proteção e Bem-estar Animal, Gabriele Mendes, reforçou que a ação será expandida para outros bairros, garantindo que mais tutores possam testar seus animais de forma segura e rápida.
“O teste é simples e rápido, realizado com uma pequena coleta de sangue do cão. Se houver necessidade, o material é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN) para confirmação em até 10 dias. Nosso objetivo é levar essa ação a todas as UBS do município, ampliando a prevenção e garantindo segurança para tutores e animais de rua”, explicou.
A Prefeitura de Patos reforça que a testagem é uma medida preventiva importante, protegendo os cães e contribuindo para a saúde pública de toda a população.
Secom – Prefeitura de Patos








Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos
Ordenação Santa Terezinha celebra ordenação presbiteral do jovem Nicácio Oliveira nesta sexta-feira (19)
Nota de falecimento Morre aos 98 anos em Mãe d’Água o agricultor aposentado Antônio Macambira
Carteira perdida Carteira com documentos militares e pessoais é perdida em Patos
Situação crítica Mortandade de peixes é registrada na Barragem da Farinha, em Patos, devido ao baixo nível de água; veja o vídeo
Nota de falecimento Morre em Patos Delano Pinheiro Belmont, servidor aposentado do DER, aos 74 anos Mín. 23° Máx. 36°