Quinta, 28 de Agosto de 2025
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Banner Dr Luiz Severo
Banner Psique
Política Agosto Lilás

Agosto Lilás: Palestra sobre a conscientização e combate a violência contra a mulher é realizada em Santa Terezinha

Estiveram presentes: o prefeito Arimatéia Camboim; os vereadores, Francisco Bezerra, Dr. Moizés Segundo, Cadmo Cordeiro e Lidianny Medeiros; a secretária de Assistência Social, Thatiany Soares; população em geral.

28/08/2025 às 11h00
Por: Matheus Oliveira Fonte: ASCOM
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Santa Terezinha – PB e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) promoveram nessa quarta-feira, 27 de Agosto de 2025, na Câmara Municipal de Vereadores, uma palestra com o tema: “Conscientização e Combate a Violência Contra a Mulher”. Os palestrantes foram: Cleodon Bezerra, presidente da OAB – Patos e a capitã Gabriela do 3º Batalhão de Polícia Militar. 

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Estiveram presentes: o prefeito Arimatéia Camboim; os vereadores, Francisco Bezerra, Dr. Moizés Segundo, Cadmo Cordeiro e Lidianny Medeiros; a secretária de Assistência Social, Thatiany Soares; população em geral.

O evento iniciou com a formação da mesa e a execução do Hino do Brasil e do Hino do Município. Foi facultada a palavra aos membros da mesa e todos foram unanimes em relatar a importância da palestra e a união de todos no combate a conscientização a violência contra a mulher.

Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) fizeram uma apresentação sobre o tema.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Santa Terezinha - PB (Oficial) (@pmsantaterezinha.pb)

Cleodon Bezerra, um dos palestrantes e presidente da OAB – Patos, falou sobre o tema e citou parcerias na conscientização do tema.

“Eventos como este são de suma importância. O conhecimento ele dignifica a sociedade. Trazer o conhecimento, trazer o debate a sociedade, verbalizar não só no mês de agosto o combate à violência contra a mulher como uma política constante, importante trazer de conscientização não só aqui neste espaço de casa legislativa que é o espaço do povo, mas também que possamos levar para as escolas o debate para que a população tenha conhecimento da chaga que é a violência contra a mulher. A gente tem que buscar trazer a mulher para um momento de fala, para um momento de ela verbalizar o que vem passando, mas também dar um apoio para que ela possa ter condição de fazer isso porque em muitas vezes ela vive em condições de vulnerabilidade psicológica, financeira, social, ela fica naquela dependência dificultando esse acesso da informação e também da denuncia da violência que ela sofre, violência esta que não é só física, mas também psicológica e patrimonial. Precisamos trazer o conhecimento para que evite que a mulher seja violentada. Ela sendo violentada tem que ter uma rede de proteção, não só com a legislação que existe, mas também com os outros órgãos e entidade, como Polícia Militar, bem representada aqui pela cidadã de Santa Terezinha, a capitã Gabriela, responsável pela Patrulha Maria da Penha, e também parcerias com órgãos do Executivo e do Legislativo, em conjunto para evitar essa mazela que é a violência contra a mulher”, destacou.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Capitã Gabriela, pertencente ao 3º Batalhão de Polícia Militar e a comandante da Patrulha Maria da Penha, também foi uma palestrante e citou que a informação é uma das armas para combater a violência doméstica e familiar. 

É um prazer está aqui nesta cidade, tenho meu coração e minhas raízes fixadas aqui. Estar neste momento dando voz e no mês alusivo ao combate, ao enfrentamento a violência doméstica e familiar é sempre muito importante. Estou enquanto 3º Batalhão, mas gostaria de frisar que essas ações educativas e preventivas são desenvolvidas a nível estadual enquanto Polícia Militar. É importante informar as mulheres, a sociedade, os meios de comunicação, de denúncias e principalmente levar informação no contexto de violência doméstica e familiar a que esta pessoa está submetida para ela procurar ajuda, pedir socorro e de fato combater. O combate ele começa em cada um de nós, enquanto cidadãos, enquanto sociedade, então, esse é mais um meio de propagação e de enfretamento a essa violência”, enfatizou.

Arimatéia Camboim, prefeito constitucional, falou sobre o tema. 

“É muito importante esse encontro porque a gente ver essas tratativas de respeito que o povo precisa saber, tratamos hoje do Agosto Lilás. O mundo e principalmente o Brasil já se organizaram bastante para coibir os assassinatos, as mulheres têm sido vítimas de feminicídios e o nosso município também se preocupa com o tema. A nossa parceria com a OAB e com a Polícia Militar através da capitã Gabriela vem fortalecer essas ações. Santa Terezinha, o nosso povo estão de parabéns com este evento ocorrido hoje na Câmara Municipal”, disse.

A secretária de Assistência Social, Thatiany Soares agradeceu a presença de todos e afirmou o compromisso do órgão em acolher mulheres e combater a violência contra elas.

“Quero agradecer imensamente a presença de cada um neste momento tão importante da campanha Agosto Lilás. Foi um evento de escuta, aprendizado e mobilização contra a violência doméstica e todas as formas de violência contra a mulher. Agradeço às mulheres que compartilharam suas vivências, aos palestrantes que abrilhantaram nosso evento, a toda equipe da Assistência Social e aos parceiros que tornaram essa ação possível. A Secretaria de Assistência Social reitera, dessa forma, o seu compromisso com todas as mulheres de nosso município, através do combate a qualquer tipo violência direcionada a mulher”, destacou.

A vereadora Lidianny Medeiros esteve representando as mulheres do município e falou da conscientização do combate à violência contra a mulher.

“Queria agradecer a oportunidade de estar nesta palestra que engradece o nosso município, esses eventos visam conscientizar o fim da violência contra mulher e que as mulheres não se calem e saibam identificar essa violência física ou psicológica. Que as mulheres saibam reconhecer sua moral, sua dignidade para que a gente possa ter uma sociedade mais digna e mais justa”, relatou. 

O vereador Dr. Moizés Segundo protocolou um projeto de lei que cria o Agosto Lilás com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e promover ações de conscientização, prevenção e combate a violência contra a mulher. Ele falou sobre a importância da palestra para a sociedade. 

“Um momento ímpar no município de Santa Terezinha, uma concretização de todas as ações que o município já faz ao longo de sua gestão que é justamente a prevenção e o combate à violência contra a mulher, seja ela física, moral, patrimonial ou sexual. Um momento de culminância desse mês alusivo ao Agosto Lilás, ao combate a qualquer tipo de violência destinada a mulher, foi com esse objetivo que protocolei um projeto de lei que institui no município o Agosto Lilás como parte do calendário de eventos visando ações preventivas e efetivas no combate a violência contra a mulher, principalmente consoante ao feminicídio, as agressões, ao desgaste moral, sexual e patrimonial que muitas vezes a mulher é submetida no seu dia a dia. Um momento mais do que relevante para o nosso município que contou com a presença da nobre e querida filha ilustre do nosso município, a capitã Gabriela e do Dr. Cleodon Bezerra presidente da OAB – Patos, que abrilhantaram mais ainda esse evento em alusão ao Agosto Lilás”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Terezinha - PB
Santa Terezinha - PB
Sobre o município Santa Terezinha é um município da Paraíba localizado na Região Geográfica Imediata de Patos, com uma população de aproximadamente 4.573 habitantes e uma área de 358 km². Fundado em 1961, a cidade se destaca por suas festividades juninas, que são uma das maiores da região em termos de duração. O clima é semiárido, com uma média pluviométrica anual de 839,1 mm e temperatura média anual de 25,2°C.
Patos, PB Atualizado às 13h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Sex 35°C 20°C
Sáb 36°C 20°C
Dom 34°C 20°C
Seg 36°C 21°C
Ter 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras