Após três meses consecutivos de queda, o índice de desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a subir. Segundo levantamento AtlasIntel/Bloomberg divulgado nesta quinta-feira (28), 51% dos brasileiros afirmam desaprovar o desempenho do presidente, um aumento de 1,3 ponto percentual em relação à pesquisa realizada no final de julho, quando o índice era de 49,7%.
A pergunta feita aos entrevistados foi direta: “Você aprova ou desaprova o desempenho do presidente Lula?” Os resultados mostram que:
A maior taxa de desaprovação é entre os homens (56,6%), com ensino médio (58,1%) e entre os 25 a 34 anos (66%). Pessoas declaradas evangélicas formaram maioria dos que disseram desaprovar o presidente Lula (70,6%).
O crescimento na desaprovação ocorre em meio a debates sobre reformas econômicas, políticas sociais e articulações no Congresso. Especialistas apontam que a oscilação nos índices pode refletir tanto o cenário político quanto a percepção da população sobre temas como inflação, segurança pública e programas de assistência.
Apesar da alta na desaprovação, o governo mantém uma base sólida de apoio, com 47,9% dos entrevistados declarando aprovação ao desempenho presidencial.
Em 28 de julho, as avaliações de ruim/péssimo (48,2%) e ótimo/bom (46,6%) ficaram tecnicamente empatadas, o que não acontecia desde novembro de 2024, segundo a série histórica do levantamento.
Mais da metade dos brasileiros (53%) apontaram que a situação econômica do país está "ruim". A pesquisa abordou as seguintes questões: Como você avalia a situação econômica do Brasil e o mercado de trabalho neste momento? E como você avalia a situação econômica da sua família? Veja os resultados a seguir:
Situação econômica do Brasil
Situação do mercado de trabalho
Metodologia: A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg entrevistou on-line 6.238 eleitores de 20 a 25 de agosto de 2025. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança da margem de erro é de 95%.
Por Patos Online
Com informações da Gazeta do Povo
Mín. 20° Máx. 36°