
Após três meses consecutivos de queda, o índice de desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a subir. Segundo levantamento AtlasIntel/Bloomberg divulgado nesta quinta-feira (28), 51% dos brasileiros afirmam desaprovar o desempenho do presidente, um aumento de 1,3 ponto percentual em relação à pesquisa realizada no final de julho, quando o índice era de 49,7%.
A pergunta feita aos entrevistados foi direta: “Você aprova ou desaprova o desempenho do presidente Lula?” Os resultados mostram que:

A maior taxa de desaprovação é entre os homens (56,6%), com ensino médio (58,1%) e entre os 25 a 34 anos (66%). Pessoas declaradas evangélicas formaram maioria dos que disseram desaprovar o presidente Lula (70,6%).
O crescimento na desaprovação ocorre em meio a debates sobre reformas econômicas, políticas sociais e articulações no Congresso. Especialistas apontam que a oscilação nos índices pode refletir tanto o cenário político quanto a percepção da população sobre temas como inflação, segurança pública e programas de assistência.
Apesar da alta na desaprovação, o governo mantém uma base sólida de apoio, com 47,9% dos entrevistados declarando aprovação ao desempenho presidencial.
Em 28 de julho, as avaliações de ruim/péssimo (48,2%) e ótimo/bom (46,6%) ficaram tecnicamente empatadas, o que não acontecia desde novembro de 2024, segundo a série histórica do levantamento.
Mais da metade dos brasileiros (53%) apontaram que a situação econômica do país está "ruim". A pesquisa abordou as seguintes questões: Como você avalia a situação econômica do Brasil e o mercado de trabalho neste momento? E como você avalia a situação econômica da sua família? Veja os resultados a seguir:
Situação econômica do Brasil
Situação do mercado de trabalho
Metodologia: A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg entrevistou on-line 6.238 eleitores de 20 a 25 de agosto de 2025. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança da margem de erro é de 95%.
Por Patos Online
Com informações da Gazeta do Povo
Cassado! STF rejeita pedido liminar de André Coutinho para suspender cassação em Cabedelo
Apoio confirmado Damião Feliciano declara voto em Lucas, Nabor e João Azevêdo para 2026
Dosimetria Motta diz que STF decidirá caso a caso quem terá direito à dosimetria
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Ação parlamentar Samuel Pinto destaca trabalho nos primeiros meses de mandato e reforça parceria com o Governo Municipal
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com Mín. 23° Máx. 37°