Sexta, 29 de Agosto de 2025
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Luiz Severo
Banner Psique
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Política Despacho

Justiça da Paraíba reafirma obrigação de nomeação de 851 candidatos aprovados em concurso de 2012

O novo despacho destaca que o Estado da Paraíba tem 30 dias para efetivar o cumprimento da obrigação, nos exatos termos definidos na sentença e no acórdão.

29/08/2025 às 08h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Justiça da Paraíba reforçou a determinação para que o Governo do Estado convoque 851 candidatos aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 01/2012/SEAD/SEE, destinado ao cargo de Técnico Administrativo. A medida decorre de despacho assinado no último dia 19 de agosto de 2025, que intimou a administração estadual a cumprir a sentença já transitada em julgado.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

A decisão judicial de mérito, proferida em setembro de 2021, já havia reconhecido o direito à nomeação dos candidatos que, embora inicialmente aprovados fora do número de vagas, avançaram na classificação em razão de desistências, exonerações e até óbitos de convocados durante o prazo de validade do certame. No total, 851 cargos previstos no edital permaneceram vagos.

Trecho da decisão proferida em setembro de 2021

 

O novo despacho destaca que o Estado da Paraíba tem 30 dias para efetivar o cumprimento da obrigação, nos exatos termos definidos na sentença e no acórdão. Além disso, foi determinada a evolução da classe processual para cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública, o que reforça o caráter executivo da decisão.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

O concurso público, realizado em 2012, ofertou 3.180 vagas para o cargo de Técnico Administrativo. Ao longo da validade, encerrada em janeiro de 2017, foram convocados 3.189 aprovados. No entanto, 228 não tomaram posse, 621 foram exonerados e dois faleceram, resultando nos 851 cargos não preenchidos.

A sentença original teve como base a tese firmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em repercussão geral, que garante o direito à nomeação a candidatos que, mesmo fora das vagas inicialmente previstas, passam a se enquadrar nelas em virtude de vacâncias ocorridas no prazo de validade do concurso.

Com o despacho mais recente, o Estado da Paraíba deverá comprovar o cumprimento da determinação judicial no prazo de 30 dias.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
Despacho assinado no último dia 19 de agosto

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 35°C 19°C
Dom 34°C 20°C
Seg 35°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras