
A Paraíba chegou a 4.164.468 habitantes, conforme estimativa divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números, publicados no Diário Oficial da União, consideram a população residente até 1º de julho de 2025 e revelam crescimento de 4,77% em relação ao Censo de 2022, quando o estado tinha 3.974.495 pessoas.
De acordo com os dados, a cidade de Patos aparece entre os cinco municípios mais populosos da Paraíba, com 108.104 habitantes, consolidando-se como o maior centro urbano do Sertão. O resultado reforça a posição estratégica do município como polo regional em áreas como comércio, saúde e educação.
Em comparação com a estimativa divulgada em 2024, que apontava 4.145.040 habitantes, a Paraíba registrou um crescimento de 0,47% em um ano.
Já a cidade de Patos apresenta um crescimento de 330 habitantes, cerca de 0,31%, no comparativo com a estimativa divulgada em agosto do ano passado (2024), quando tinha 107.774 habitantes. Esse aumento representa aproximadamente 5 mil novos moradores desde o Censo de 2022, quando a cidade contava com 103.165 habitantes.
Com isso, a Capital do Sertão faz jus ao nome e segue mantendo uma vantagem significativa sobre outros municípios da região, como Sousa (70.066 habitantes) e Cajazeiras (66.585 habitantes). Confira abaixo as 10 cidades mais populosas do Sertão:
Segundo o IBGE, as estimativas populacionais são fundamentais para orientar políticas públicas, planejar investimentos e monitorar indicadores sociais e econômicos. Além disso, os dados servem de parâmetro para o cálculo dos fundos de participação de estados e municípios (FPE e FPM), repasses financeiros realizados pela União a partir da população de cada localidade.
Por Patos Online
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos
Ordenação Santa Terezinha celebra ordenação presbiteral do jovem Nicácio Oliveira nesta sexta-feira (19)
Nota de falecimento Morre aos 98 anos em Mãe d’Água o agricultor aposentado Antônio Macambira
Carteira perdida Carteira com documentos militares e pessoais é perdida em Patos
Situação crítica Mortandade de peixes é registrada na Barragem da Farinha, em Patos, devido ao baixo nível de água; veja o vídeo
Nota de falecimento Morre em Patos Delano Pinheiro Belmont, servidor aposentado do DER, aos 74 anos Mín. 23° Máx. 36°