
Em entrevista à Rede Diário do Sertão, o engenheiro civil Fernando Figueiredo explicou que as manobras de liberação de água do Rio São Francisco para o Rio Grande do Norte não representam risco para os reservatórios do Sertão da Paraíba, como os açudes de Boqueirão de Piranhas e São Gonçalo.
A declaração ocorre em meio a um movimento que planeja interditar a BR-230, entre Cajazeiras e Sousa, no dia 5 de setembro, em protesto que reivindica não apenas a captação, mas também a reposição hídrica no açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas).
Segundo Figueiredo, a preocupação da população sobre um possível esvaziamento dos mananciais é infundada, uma vez que o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) foi concebido para interligar bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, garantindo perenização de rios intermitentes, e não para abastecer açudes específicos.
“Faz total sentido ir para o Rio Grande do Norte. Não foi uma Transposição para o Açude de Engenheiro Ávidos, não foi para o Açude de São Gonçalo, foi uma Transposição de integração das bacias”, destacou o engenheiro.
As águas do São Francisco chegaram ao Rio Grande do Norte no último dia 14 de agosto, seguindo um trajeto de 412 km, dentro de uma operação regulamentada. O planejamento prevê a entrega de 46,3 milhões de metros cúbicos de água ao estado potiguar ao longo de 132 dias, com uma vazão média de 4,06 m³/s, destinados a reforçar os reservatórios de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves.
O esclarecimento busca reduzir a tensão em torno do protesto anunciado e reforça o caráter regional e estratégico do PISF, que tem como finalidade ampliar a segurança hídrica em toda a região Nordeste.
Por Patos Online
Com informações do site Coisas de Cajazeiras
Corpo encontrado No Sertão: Agente de saúde é encontrado morto em barragem no município de São José de Piranhas
Acidente Carro capota na PB-384, no Sertão, e deixa três pessoas da mesma família feridas, incluindo uma criança
Violência doméstica Jovem é levado à delegacia após agredir a própria mãe, no Sertão
Incêndio Incêndio destrói quartos de residência em São José de Piranhas; criança teria iniciado fogo com isqueiro
Corpo encontrado Corpo de jovem desaparecido é encontrado em açude na zona rural de São José de Piranhas
Condenação Dois homens são condenados por tentativa de homicídio contra três mulheres no Sertão da Paraíba
Confronto policial Confronto com a PM em São José de Piranhas termina com um suspeito morto e outro preso; terceiro segue foragido
Inusitado Homem é preso após furtar pacotes de café de mercado, no Sertão
Apreensão milionária PRF e Polícia Civil apreendem 80 kg de cocaína avaliada em R$ 6 milhões que abasteceria organização criminosa no Sertão durante o Carnaval Mín. ° Máx. °