
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes afirmou, durante a leitura do relatório da ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado, que a "soberania nacional jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida".
Moraes iniciou a leitura do documento por volta das 9h20 desta terça-feira (2), após abertura do julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus pelo suposto plano do golpe após as eleições de 2022.
O ministro também disse que o STF "sempre será absolutamente inflexível na defesa da soberania nacional" e que a "as tentativas de obstrução não afetarão a imparcialidade e a competência dos juízes dessa corte".
Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, o núcleo crucial do plano de golpe conta com outros sete réus:
Bolsonaro e o outros réus respondem na Suprema Corte a cinco crimes. São eles:
A exceção fica por conta de Ramagem. No início de maio, a Câmara dos Deputados aprovou um pedido de suspensão a ação penal contra o parlamentar. Com isso, ele responde somente aos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Foram reservadas pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, cinco datas para o julgamento do núcleo crucial do plano de golpe. Veja:
Fonte: CNN Brasil
Cassado! STF rejeita pedido liminar de André Coutinho para suspender cassação em Cabedelo
Apoio confirmado Damião Feliciano declara voto em Lucas, Nabor e João Azevêdo para 2026
Dosimetria Motta diz que STF decidirá caso a caso quem terá direito à dosimetria
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Ação parlamentar Samuel Pinto destaca trabalho nos primeiros meses de mandato e reforça parceria com o Governo Municipal
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com Mín. 23° Máx. 37°