Terça, 02 de Setembro de 2025
Banner Psique
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Luiz Severo
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Política Federação partidária

União Brasil e PP decidem deixar governo Lula

Movimento tem sido chamado por interlocutores das siglas como um “rompimento institucional”, porque cargos na máquina federal serão mantidos

02/09/2025 às 16h55
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Antônio Rueda e Ciro Nogueira (Foto: Reprodução)
Antônio Rueda e Ciro Nogueira (Foto: Reprodução)

O União Brasil e o PP decidiram, nesta terça-feira (2/9), fazer um “rompimento institucional” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão levará à entrega dos ministérios do Turismo e do Esporte, mas os atuais titulares das pastas ainda não anunciaram se pedirão demissão. Enquanto isso, o Planalto ainda avalia a situação dos ministros, que agora não representam mais suas legendas.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

O desembarque conjunto foi decidido em reunião entre os presidentes do União, o advogado Antônio Rueda, e do PP, o senador Ciro Nogueira (PI). O último impasse estava no Progressistas, que ainda tentava encontrar os melhores termos para entregar o Ministério do Esporte, chefiado pelo ex-líder da bancada André Fufuca. O ministro do Turismo, Celso Sabino, passou o dia trabalhando normalmente e também não sinalizou disposição em entregar o cargo.

Nesse sentido, a expectativa é que tanto o PP quanto o União Brasil ameacem expulsar os atuais ministros, mas interlocutores da sigla ainda tentam colocar panos quentes para que a situação interna não chegue a esse ponto. O temor é que um tratamento desse tipo leve a ala mais governista desses partidos a procurar outras siglas do Centrão, o que levaria a uma perda de bancada para a nova federação.

O desembarque vem sendo tratado como “institucional”, porque caciques de ambas as siglas manterão, isoladamente, indicações na máquina pública federal. O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve manter o controle da Caixa Econômica Federal. Nos bastidores da sigla e do PT, as indicações para a cúpula do órgão são tratadas como uma concessão de cunho pessoal ao parlamentar, e não devem ser afetadas pelo rompimento formal de sua legenda.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

O mesmo ocorrerá com os ministérios das Comunicações (MCom) e também do Desenvolvimento e Integração Regional (MDIR), chefiados por indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Dessa forma, uma ala do governo também brinca com o desembarque, e o chama de “término de Schrödinger”, pois os partidos estarão, ao mesmo tempo, na oposição e na situação.

O desembarque ocorre após União e PP acordarem uma federação para 2026, a União Progressista. Ou seja, eles passarão a funcionar como um só partido, que chegará à eleição nacional como a maior força do Congresso Nacional, em número de deputados e senadores. A expectativa da nova legenda é indicar o vice numa eventual candidatura do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) ao Planalto, com aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Fonte: Metrópoles

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 33°

Qua 35°C 21°C
Qui 33°C 20°C
Sex 33°C 21°C
Sáb 34°C 22°C
Dom 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras