Com a anunciada saída do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, da base governista, a Paraíba tende a ter três candidaturas fortes ao Governo do Estado nas eleições de 2026.
Além de Cícero, as articulações políticas no estado apontam para a possibilidade real de candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e do senador Efraim Filho (União Brasil). Lucas vem perdendo espaço interno para o senador no comando da Federação União-Progressistas.
Por outro lado, Cícero confirma que também será candidato ao governo no próximo ano e, desde os últimos meses, já está em plena pré-campanha para o Palácio da Redenção, percorrendo diversas regiões da Paraíba. O prefeito pessoense mantém conversas políticas com o MDB e deve confirmar seu novo partido e projeto nas próximas semanas.
Lucas Ribeiro, por sua vez, ainda desconversa sobre o cenário atual. Embora seja cotado, sua candidatura depende diretamente de um eventual afastamento do governador João Azevêdo para disputar o Senado. Assim, caso assuma o governo, poderia pleitear a reeleição. No entanto, perdendo o comando da Federação para Efraim Filho, também precisaria migrar para outra legenda.
O tempero decisivo para a formação das chapas majoritárias da Paraíba em 2026 deve ser colocado à mesa à medida que for se definindo o cenário das candidaturas à Presidência da República.
Veneziano e Lucas, por exemplo, no momento tendem a se aproximar da candidatura à reeleição do presidente Lula, enquanto Efraim desponta como o candidato natural da direita na Paraíba, aguardando a definição do nome a ser apoiado pelo PL e demais partidos aliados ao bolsonarismo.
A corrida já começou a esquentar!
Mín. 21° Máx. 34°