
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, divulgou nesta quarta-feira (3) o Relatório da Auditoria Temática nº 01/2025, que identificou 180 municípios paraibanos em descumprimento à Resolução Normativa RN TC nº 04/2024, a qual estabelece em 30% o percentual máximo de servidores contratados por excepcional interesse público em relação ao número de efetivos.
A auditoria, realizada em junho de 2025 pela Diretoria de Auditoria e Fiscalização (DIAFI), apontava que em abril 178 municípios já estavam acima do limite. Apesar da emissão de alertas e da intimação para apresentação de Planos de Redução de Contratações Temporárias, a nova avaliação, realizada em agosto, detectou dois municípios a mais na lista de irregulares, totalizando 180.
Dos 178 municípios intimados, 136 apresentaram planos de redução, a maioria prevendo a realização de concursos públicos. 42 não enviaram a documentação exigida, 33 não apresentaram resposta, e 9 pediram prorrogação ou informaram já estarem em conformidade. Entre os que enviaram planos, 110 solicitaram prazos adicionais, alguns até 2030, para adequar seus quadros de pessoal.
O relatório destacou casos graves de descumprimento:
Grandes municípios também figuram entre os irregulares, com destaque para:
No caso de Patos, o percentual de servidores contratados mais que triplica o limite permitido, reforçando a necessidade de medidas urgentes para regularização. O município conta com 2.034 servidores efetivos e 2.359 contratados.
O relatório completo, com a lista completa dos municípios e índices, está disponível no link: TCE-PB – Cumprimento da RN-TC 04/24
Diante do cenário, a Auditoria sugere que o TCE-PB celebre com os municípios irregulares um Pacto de Adequação de Conduta Técnico-Operacional (PACTO), com metas anuais de redução progressiva até a regularização total. Municípios com índices acima de 100%, como Patos, devem reduzir 10% até o fim de 2025, atingindo 40% até 2028.
Caso os gestores não aceitem o Pacto, a exigibilidade do limite de 30% será imediata, podendo impactar negativamente a apreciação das contas de 2025, com aplicação de multa e encaminhamento de representações ao Ministério Público Estadual, Federal, Trabalhista e Eleitoral.
A RN TC nº 04/2024 foi aprovada para fortalecer a transparência, equilibrar as finanças públicas e estimular a realização de concursos, coibindo a contratação excessiva e precária de servidores temporários.
Por Patos Online
Com informações do TCE-PB
Penduricalhos Dino suspende “penduricalhos” do serviço público nos Três Poderes
DINHEIRO DO POVO Reajuste de servidores do Congresso terá impacto de R$ 790,4 milhões em 2026
Cota de Gênero Parecer do Ministério Público Eleitoral aponta fraude à cota de gênero em candidatura de Matureia
IF Sertão “Marco histórico para o desenvolvimento regional”, destaca Francisca Motta sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026
Educação Superior Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão
Eleições 2026 Dr. Jarques Lúcio destaca apoio de Érico Djan e reforça pré-candidatura à Assembleia Legislativa: “União de forças em defesa do Sertão”
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil Mín. 24° Máx. 33°