
Os jovens e adolescentes que participam dos programas Centro Semear, Essor e da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) estiveram presentes, nesta quarta-feira, dia 3 de setembro, em mais uma edição da Ouvidoria Itinerante para a juventude, uma ação realizada pela Prefeitura de Patos, por meio da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Executiva de Juventude.
O evento ocorreu na sede da Ação Social Diocesana de Patos.
As instituições participantes trabalham com incentivo ao protagonismo, formação e inserção profissional de jovens no mercado de trabalho.
Durante a Ouvidoria, os adolescentes e jovens participaram de dinâmicas com demonstrações de demandas e suas soluções. Os pontos mais citados por eles foram:
Iluminação pública; abastecimento de água; incentivo esportivo na zona rural; saneamento básico; esgoto a céu aberto; buraco nas ruas; alta demanda no CRAS - implantação de mais equipes para atender à população; segurança nos bairros; melhorar atendimento médico no Milindra, exames e medicamentos; construção de creche e de escola no São Judas Tadeu; coletor de resíduos sólidos; coleta de lixo mais freqüente; espaços para lazer para bairros como Mutirão, Bivar, Placas e outras localidades; segurança pública; calçamento; animais soltos nas ruas.
Mayra Fernandes, secretária da Controladoria Geral do Município, destacou a Ouvidoria Itinerante para a Juventude leva para os jovens “a oportunidade de se aproximar da gestão pública”.
Para o secretário executivo de juventude do município, Ulisses Neto, essas ações propostas pela gestão incentivam o protagonismo dos jovens.
"É uma oportunidade de eles trazerem suas propostas, suas reivindicações e seus sonhos para que a gestão pública municipal possa, de alguma forma ou de outra, contribuir até realizá-las criando um futuro de oportunidades", disse.
Pedro Vieira Alves foi um dos jovens que participou da Ouvidoria Itinerante para a Juventude. Durante o evento, ele apresentou demandas e soluções propostas por outros participantes, e avaliou o momento como oportuno para sua geração.
“Foi uma honra pra gente, como jovens, de apresentar problemas da nossa comunidade e de outras comunidades que a gente ver que tem certa problemática, e também foi muito bom porque nós jovens tivemos um espaço de fala, tivemos a oportunidade de mostrar nossas ideias”, descreveu.
A Controladoria Geral do Município se estenderá com a Ouvidoria Itinerante no período da Festa de Nossa Senhora da Guia, de 14 a 24 de setembro.
Por Secom - Prefeitura de Patos




NA PARAÍBA MPT leva ao Sertão Campanha contra a exploração do Trabalho Infantil no São João
TRADIÇÃO JUNINA Passeio de Carroças celebra 20 anos de tradição e abre oficialmente o São João de Patos 2026
ESPORTE Patos recebe XXI Torneio Ativo de Xadrez – Troféu Manoel da Nóbrega no dia 12 de julho
INFRAESTRUTURA Moradores cobram reparo de galeria estourada na Rua Juventino Lustosa, no Jatobá, em Patos
PONTO FACULTATIVO Prefeitura de Patos e Governo da Paraíba decretam ponto facultativo durante a próxima semana de São João; veja como ficam os expedientes
PROBLEMÁTICA Motoboy escapa de acidente após fio de fibra óptica se enrolar na roda da moto em Patos
GOLPE Secretaria de Receita de Patos alerta população sobre tentativas de golpe envolvendo cobranças falsas de tributos
PEDIDO DE AJUDA Após apelo, filhote ferida recebe atendimento veterinário, mas moradora do Santa Clara reforça pedido de ajuda para comprar medicamentos
SOLIDARIEDADE Amigos e familiares mobilizam campanha de doação de sangue para Wilson Absalão da Silva Neto em Patos Mín. 19° Máx. 35°