Em nota oficial enviada à imprensa, o Progressistas considerou que a saída do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, representa “um impulso individualista que atropela a verdade e a história recente da política paraibana”.
De acordo com a legenda, Cícero não levou em conta o apoio do partido em seus dois projetos vitoriosos para a Prefeitura de João Pessoa, em 2020 e 2024, situação que o credenciou novamente como um político de representatividade em todo o estado.
“O Progressistas foi a sigla que deu a Cícero Lucena todas as condições políticas e partidárias para que ele pudesse ser candidato a prefeito de João Pessoa nas eleições de 2020. E, sem questionamentos, apesar de inúmeras restrições — algumas delas apontadas pela própria Justiça Eleitoral — reafirmou esse apoio para sua reeleição em 2024”, destaca um dos trechos do documento.
A nota menciona também que Cícero Lucena esteve presente em todas as discussões realizadas com vistas a 2026, buscando a elaboração de um projeto para o estado, capaz de preservar os avanços conquistados no governo João Azevêdo, com apoio do Progressistas e de demais partidos da base aliada.
“Nas discussões para a construção de um projeto de 2026, capaz de preservar as atuais conquistas da Paraíba — muitas delas em João Pessoa —, conduzidas pelo governador João Azevêdo e todos os demais partidos aliados, fez questão de assegurar a participação do prefeito Cícero Lucena em todo o processo de debate interno com a cúpula da base governista, deixando claro, inclusive, a garantia de indicação direta por parte do prefeito para a composição da chapa majoritária”, diz outro trecho da nota.
Cícero anunciou seu desligamento da legenda na sexta-feira, para disputar o governo da Paraíba nas eleições do próximo ano, e já vem recebendo diversos convites de partidos oposicionistas.
Diante do anúncio de Cícero Lucena de desfiliação do Progressistas, a Direção Estadual da legenda na Paraíba vem repudiar publicamente as justificativas apresentadas pelo atual prefeito de João Pessoa, considerando-as infundadas e sustentadas tão somente por um impulso individualista que atropela a verdade e a história recente da política paraibana.
Como todos sabem, o Progressistas foi a sigla que deu a Cícero Lucena todas as condições políticas e partidárias para que ele pudesse ser candidato a prefeito de João Pessoa nas eleições de 2020. E, sem questionamentos, apesar de inúmeras restrições — algumas delas apontadas pela própria Justiça Eleitoral — reafirmou esse apoio para sua reeleição em 2024.
Nas discussões para a construção de um projeto de 2026, capaz de preservar as atuais conquistas da Paraíba — muitas delas em João Pessoa —, conduzidas pelo governador João Azevêdo e todos os demais partidos aliados, fez questão de assegurar a participação do prefeito Cícero Lucena em todo o processo de discussão interna com a cúpula da base governista, deixando claro, inclusive, a garantia de indicação direta por parte do prefeito para a composição da chapa majoritária.
O anúncio do governador João Azevêdo, ao confirmar sua pretensão legítima de disputar o Senado da República — por se tratar de um dos maiores governadores da história da Paraíba —, colocou o Progressistas, pela primeira vez em toda a sua trajetória, na condição de ter um representante de seus quadros pronto para assumir o cargo de governador do estado, com plenas condições legais, políticas e pessoais de candidatar-se à reeleição: o vice-governador Lucas Ribeiro.
Mín. 20° Máx. 34°