
Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram paralisar as atividades por dois dias, a partir desta quarta-feira (10). A suspensão das aulas segue até amanhã, quinta-feira (11).
A mobilização ocorre em diversas cidades do estado, incluindo João Pessoa, Campina Grande, Patos, Areia, Santa Luzia, Soledade, Itabaiana, Esperança, Pedras de Fogo e Mangabeira, e integra a jornada nacional contra a Reforma Administrativa.
Além de se posicionarem contra a proposta do governo federal, os docentes reivindicam o cumprimento de acordos de greves anteriores, a autonomia universitária e a garantia de direitos trabalhistas, como progressões salariais e pagamento de retroativos.
O movimento está articulado com o protesto nacional dos servidores públicos, coordenado pela Fenasefe (Fórum Nacional dos Servidores Federais), que definiu os dias 10 e 11 de setembro como datas de mobilização em todo o país.
Já está prevista uma nova etapa de manifestações entre os dias 22 e 26 de setembro, em Brasília, quando sindicatos e centrais sindicais devem intensificar os atos contra a Reforma Administrativa.
A próxima assembleia-geral dos docentes da Paraíba ocorrerá em 16 de setembro, ocasião em que será avaliado o andamento da jornada de lutas e deliberada a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB
Em dose dupla Irmãs gêmeas paraibanas são aprovadas em 1º lugar em cursos e universidades federais diferentes: 'Reflexo da nossa relação'
Volta ás aulas Entrega de kits escolares beneficia alunos da zona rural em Catingueira
EDUCAÇÃO Prefeitura de São José de Espinharas anuncia entrega de novos kits escolares para alunos da rede municipal
Falta de professor Centro Acadêmico de Engenharia denuncia falta de professores em disciplinas essenciais no IFPB Campus Patos; direção se pronuncia
Robótica Matureia faz história: única escola municipal da Paraíba a disputar o Festival Regional SESI de Robótica
Ano letivo 2026 Volta às aulas da rede municipal de Patos acontece nesta quarta-feira (4) com diversos investimentos para 2026
IF Sertão Câmara dos Deputados aprova criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano com sede em Patos
Matrículas Prazo para confirmação presencial de matrículas da rede estadual de ensino da PB termina nesta sexta (30)
Graduação Novos alunos de Engenharia Civil podem ter 60% de desconto no Unifip Mín. 22° Máx. 33°