
Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram paralisar as atividades por dois dias, a partir desta quarta-feira (10). A suspensão das aulas segue até amanhã, quinta-feira (11).
A mobilização ocorre em diversas cidades do estado, incluindo João Pessoa, Campina Grande, Patos, Areia, Santa Luzia, Soledade, Itabaiana, Esperança, Pedras de Fogo e Mangabeira, e integra a jornada nacional contra a Reforma Administrativa.
Além de se posicionarem contra a proposta do governo federal, os docentes reivindicam o cumprimento de acordos de greves anteriores, a autonomia universitária e a garantia de direitos trabalhistas, como progressões salariais e pagamento de retroativos.
O movimento está articulado com o protesto nacional dos servidores públicos, coordenado pela Fenasefe (Fórum Nacional dos Servidores Federais), que definiu os dias 10 e 11 de setembro como datas de mobilização em todo o país.
Já está prevista uma nova etapa de manifestações entre os dias 22 e 26 de setembro, em Brasília, quando sindicatos e centrais sindicais devem intensificar os atos contra a Reforma Administrativa.
A próxima assembleia-geral dos docentes da Paraíba ocorrerá em 16 de setembro, ocasião em que será avaliado o andamento da jornada de lutas e deliberada a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB
Destaque Miguel Arcanjo Conquista Ouro Nacional na OBMEP 2025 e Coloca Vista Serrana Entre os Destaques do País
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação
Destaque SESI Patos tem cinco projetos do ensino médio premiados na FENECIT e garante vagas para representar o Brasil na Itália, Peru, São Paulo e Amapá Mín. 22° Máx. 35°