
Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram paralisar as atividades por dois dias, a partir desta quarta-feira (10). A suspensão das aulas segue até amanhã, quinta-feira (11).
A mobilização ocorre em diversas cidades do estado, incluindo João Pessoa, Campina Grande, Patos, Areia, Santa Luzia, Soledade, Itabaiana, Esperança, Pedras de Fogo e Mangabeira, e integra a jornada nacional contra a Reforma Administrativa.
Além de se posicionarem contra a proposta do governo federal, os docentes reivindicam o cumprimento de acordos de greves anteriores, a autonomia universitária e a garantia de direitos trabalhistas, como progressões salariais e pagamento de retroativos.
O movimento está articulado com o protesto nacional dos servidores públicos, coordenado pela Fenasefe (Fórum Nacional dos Servidores Federais), que definiu os dias 10 e 11 de setembro como datas de mobilização em todo o país.
Já está prevista uma nova etapa de manifestações entre os dias 22 e 26 de setembro, em Brasília, quando sindicatos e centrais sindicais devem intensificar os atos contra a Reforma Administrativa.
A próxima assembleia-geral dos docentes da Paraíba ocorrerá em 16 de setembro, ocasião em que será avaliado o andamento da jornada de lutas e deliberada a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB
Enem 2025 Diretora do Colégio FERA orienta: nada de estudar na véspera — descanso, rotina leve e sono de qualidade são essenciais para o Enem
PODPATOS PodCast: Tudo sobre o Enem 2025 com a equipe do Colégio FERA Patos
Concurso público Inscrições para concurso de técnico-administrativo do IFPB são prorrogadas até 10 de novembro
DESTAQUE Professor do Sertão da Paraíba coloca Malta no cenário nacional da educação
Bicampeãs! Alunas do Colégio Cristo Rei conquistam bicampeonato na Jornada de Foguetes 2025 no Rio de Janeiro
Criatividade Estudante de física cria réplica de moto usando papelão na PB: 'Para inspirar outras pessoas'
Enem 2025 Locais de prova do Enem 2025 já podem ser consultados; saiba como
Concurso público IFPB abre inscrições para concurso com 43 vagas para professores; salários chegam a R$ 13 mil
Conexão Mundo ECIT Lynaldo Cavalcanti, de Patos, se destaca no Programa Conexão Mundo e garante sete vagas de intercâmbio internacional Mín. 22° Máx. 37°