Uma funcionária pública de 40 anos, identificada como Rafaela Miranda, procurou a Central de Polícia Civil de Patos no final da manhã desta sexta-feira (12) para denunciar ter sido vítima de estelionato após tentar comprar um eletrodoméstico pela internet.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima encontrou em um perfil de um conhecido no Instagram um anúncio de geladeira Electrolux Frost Free de 398 litros pelo valor de R$ 1.000,00. A justificativa para a venda seria de que um casal dono dos móveis estaria "viajando" para Portugal e precisava se desfazer dos produtos, um modus operandi já comum entre os golpistas virtuais.
Após iniciar a negociação pela rede social, a compra prosseguiu pelo WhatsApp. Como não conseguiu concluir o pagamento pelo próprio banco, Rafaela pediu ajuda ao namorado, que realizou dois PIX de R$ 500 cada para contas em nome de Guilherme Claudionor (Banco Will) e Larissa Cornélio Ferreira (Caixa Econômica Federal).
Logo depois, a mulher percebeu que havia caído em um golpe, pois a foto do WhatsApp sumiu e o contato parou de retornar. Além disso, o verdadeiro dono do perfil no Instagram, Fernando Félix, informou ter sido vítima de invasão. Ao retomar o acesso, ele removeu todas as publicações com os produtos anunciados e comunicou a invação.
Em diálogo com o proprietário do perfil logo após a confirmação, ele relatou à Rafaela que sua conta havia sido hackeada e não estava vendendo nenhum produto. Fernando também foi à delegacia registrar um Boletim de Ocorrência.
A Polícia Civil registrou o caso como crime de estelionato (art. 171 do Código Penal Brasileiro). O inquérito será instaurado para identificar os responsáveis e apurar a participação dos titulares das contas bancárias envolvidas.
Casos como esse reforçam o alerta das autoridades para que consumidores redobrem os cuidados ao realizar compras pela internet, verificando sempre a procedência dos vendedores e a autenticidade dos perfis.
Por Patos Online
Mín. 20° Máx. 35°