
A manhã deste sábado (13) foi marcada por mais uma doação de coração registrada pela Central de Transplantes na Paraíba, em João Pessoa. Foi a 11ª doação do ano e a segunda em um intervalo de menos de 48 horas. O paciente doador tinha 27 anos e morreu vítima de hemorragia subaracnóidea (sangramento na área entre o cérebro e os tecidos que o recobrem e protegem) associada a um aneurisma cerebral.
A doação só foi possível após a permissão da família. Logo depois da cirurgia de retirada, o órgão foi encaminhado rapidamente para o receptor, de 38 anos, que já aguardava no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde, em Santa Rita.
A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, destacou a importância do gesto. “Cada doação representa uma nova oportunidade de vida para quem espera por um transplante. Esse resultado só é possível graças à sensibilidade das famílias e ao trabalho integrado de todas as equipes envolvidas no processo,” pontuou.
Este ano já foram registradas 29 doações e 160 transplantes. Na lista de espera, 809 pessoas ainda aguardam por um transplante.
Por Secom-PB
Cirurgias eletivas Opera Paraíba realiza ciclo de cirurgias de otorrino com foco na humanização infantil
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 20 cirurgias e atende 247 pessoas durante plantão do fim de semana
Doação de Órgãos Paraíba registra segunda doação de órgãos do ano
Contraceptivo Paraíba vai ofertar contraceptivo subdérmico e capacita médicos e enfermeiros da Atenção Básica
Gripe Sazonal Gripe sazonal exige atenção redobrada com hidratação e imunidade, alerta diretor técnico do Hospital Regional de Patos
Hospital Regional Plantão de fim de ano do Hospital Regional de Patos realiza 418 atendimentos e 23 cirurgias
Tomografo Hospital São Francisco anuncia fase de implantação de tomógrafo de última geração em Patos
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 467 atendimentos e 37 cirurgias durante o período natalino
Raiva Prefeitura de Campina Grande confirma diagnóstico de raiva humana em homem internado em estado grave Mín. 23° Máx. 36°